Adelaide Cabete

Grandes Mulheres Portuguesas – Adelaide Cabete

Adelaide Cabete, sem dúvida uma autodidata, aprendeu a ler e escrever pelos seus próprios meios. Casou-se aos 18 anos com Manuel Cabete. Mas, ele cedo se apercebeu da inteligência e amor à instrução da sua esposa. Assim, acabou por vender as propriedades que tinha para lhe pagar os estudos. 

Então, com esse apoio, Adelaide Cabete concluiu o curso de Medicina, especializando-se em Obstetrícia e Ginecologia. Certamente que esta preocupação com a saúde feminina acompanhou-a toda a vida. Assim, foi graças à sua intervenção a favor dos cuidados materno-infantis que foi construída a Maternidade Alfredo da Costa.

Entretanto, Adelade Cabeto foi presidente do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas onde continuou a defender os direitos femininos. Interventiva, participou na Implantação da República em 1910. Mais tarde mudou-se para Luanda, desiludida com a implantação do Estado Novo em Portugal. Em 1933 tornou-se a primeira mulher portuguesa a votar em Luanda.

Sempre consciente da importância que o seu marido teve no percurso profissional. Assim, ela dizia com carinho que ele tinha sido aquilo que de mais importante lhe aconteceu na vida. Adelaide Cabete morreu em Lisboa, em 1935 deixando um legado notável e um conjunto de obras verdadeiramente brilhantes.

 

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.