5 Dicas para o Pai de Primeira Viagem

A chegada de um primeiro filho é algo fantástico. Tudo é novo e por vezes, sabemos o quanto o novo pode assustar, porque é desconhecido. Com a vivência do dia a dia tudo se vai compondo. A pensar nisso, preparei 5 dicas para os pais de primeira viagem. Elas são essenciais para os pai de primeira viagem, saberem como agir em determinadas situações.

1. Fale diariamente com seu filho(a) desde o primeiro mês de gravidez. 

Sabia que 53% dos homens só conversam com seus filhos na barriga da mãe a partir sexto mês, talvez seja quando sentem a intersecção do bebé na barriga. É verdade que quando se descobre a gravidez pode ser um misto de alegria com preocupação. Quando fiquei grávida, tanto eu como o meu marido, a primeira coisa que sentimos foi: “Agora serei mãe, agora que serei pai, será que vamos conseguir ser boa mãe ou bom pai? Vou ter que me matar de trabalhar para dar o bom e o melhor”. Mas depois a adrenalina da notícia passou e o choro também e, começamos a viver a expectativa até o nascimento. 

Durante o início da gravidez fomentava o diálogo e a interacção com ela. Confesso que não foi fácil. Falar com “algo” ainda não abstrato, quase como ainda sendo um sonho. Não vemos traços físicos como o crescimento da barriga, só e apenas hormonas! 😀 Mas com o passar das tentativas começou a ficar mais fácil. Como? Simples, todos os dias em que o Mário saía para o trabalho e quando voltava a casa, conversava pedia para lhe dizer algo. Um “Olá”, ou “como correu o teu dia” ou até a descrição de como correu o dia de trabalho. Conversas aleatórias, ou como é a expectativa cá fora.

2. É responsável pelo seu filho desde o primeiro dia de vida. 

Deixe a mãe descansar um pouco e fique com o bebé. Lembre-se: às vezes um abraço pode curar muitas dores físicas e emocionais.

Após o nascimento da minha primeira filha foi uma loucura, os nossos horários ficaram todos alterados. Noites em que eu já não aguentava mais. Estava esgotada, revezávamos no cuidado da bebé, e às vezes estávamos ambos esgotados. Tive momentos em que tive muita vontade de chorar, em alguns deles chorei muito! Como pai, neste momentos vale um abraço para sentir que passaremos por aquele momento, juntos.

O primeiro mês de vida do bebé é um caminho de aprendizagem para todos. A maternidade/paternidade não é uma vocação. Mas sim uma construção diária, ou seja, todos vão aprender a lidar com o bebé e o seu comportamento. Cada um terá a sua forma específica para cuidar do bebé. Cuidar de um filho recém-nascido e o processo de aprendizagem envolve muita, mas muita energia.  No início os horários ficam todos desregulados, trocam os dias pelas noites e os primeiros meses são de muitas adaptações. Portanto pai, oferecer ajuda à mãe antes mesmo de perceber o seu esgotamento físico e emocional é a melhor ajuda que poderá oferecer..

3. Visitas nos primeiros dias.

Deixe ao seu cuidado as visitas, para que a mãe possa descansar. No primeiro filho, todos, alguns na inocência, poderão intrometer-se na vossa vida e rotina. Aquelas pessoas com mais experiência poderão achar-se no direito de dar alguns conselhos. Muitos ficarão ansiosos para lhe fazer uma visita, ou melhor, visitar o bebé. Nesta altura pode e deve controlar estas visitas e horários pelo menos no primeiro mês. 

Este mês é o período de adaptação para todos. A mãe e o bebé estarão cansados, não corra para o quarto e deixe esta tarefa com a mãe que poderá estar esgotada fazer sala para as visitas. Poderá ser necessário informá-las que a mãe e o bebé precisam descansar.

4. Seja o intermediário pela relação da sua mãe (sogra) com sua esposa. 

Isso mesmo, se os pais (agora avós) vierem dar apoio com a casa para que possam aproveitar mais o vosso bebé, poderá haver momentos em que, conta da alegria, animação e experiência acabe invadindo o vosso espaço. Por isso, não tenha receio de conversar com a avó (afinal a mãe é sua). Ela poderá ficar brava consigo, mas irá compreender. Se for com a nora, a probabilidade disso acontecer será maior.

A avó paterna estará muito feliz e animadíssima com a chegada do seu neto ou neta, e se for o primeiro, a alegria pode ser dobrar. Essa animação pode deixar a mãe em stress e consequentemente estender ao bebé. Por isso, seja o responsável, de maneira assertiva claro, por fazer esta intermediação. Converse com a sua mãe para respeitar o vosso espaço (pai, mãe e bebé), quando necessário.

5. Na alimentação do seu filho.

Quando um filho nasce, existe uma simbiose muito forte entre mãe e o bebé. Principalmente por causa da amamentação. O olhar materno é algo incrível de se ver. Esta relação mãe e bebé é fantástica, mas o pai não precisa ficar de fora deste momento. Pode segurar o bebé ao colo e colocá-lo para arrotar quando terminar a amamentação (independente da hora, manhã, tarde e/noite). 

Na madrugada, caso seu filho acorde com fome, levante-se, pegue-o e entregue-o à mãe. São os detalhes que poderá fortalecer o vínculo com seu bebé. Caso o seu filho não seja amamentado, pode preparar a fórmula e dar-lhe. Segure-o no colo e aprecie seu lindo rostinho enquanto ele se alimenta. Garanto que vai ficar apaixonado com tudo isso e seu amor pela criança só vai aumentar. 

Enfim, pai de primeira viagem, o afeto e fortalecimento do vínculo constrói-se nos detalhes. Viva cada momento intensamente e todos ganharão com esta experiência para a vida. Aproximar-se mais de seu pequeno, e a mãe poderá ter mais tempo para descansar e cuidar melhor do bebé e este sentirá todo o amor seguro oferecido por vocês.

Sugestões de mimos para os Pais
Rita Tavares Martins
Rita Tavares Martinshttp://www.cutxicutxi.com
Olá a todos, sou a Rita. Sou MãEmpresária que cria emoções. Cuida da família CutxiCutxi 🤗e não resiste a um gelado com sprinkles. Sim, sou gulosa! Licenciada em Design de Comunicação, criativa de nascimento, (Re)descobre o mundo cor de rosa e mágico quando engravida e assim nasce a CutxiCutxi, um sonho já há muito guardado e apenas à espera da oportunidade para o por em prática! Mãe da Leonor (9 anos) e da Matilde (6 anos). Espero que gostem de passar por aqui.

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.