Sim! As crianças também sabem pensar!

Sim, as crianças sabem pensar! E quase que me arriscaria a dizer que o fazem melhor do que os adultos. De forma diferente é certo, mas 100% mais genuína!

Desde cedo a criança deve ser estimulada a exercitar o seu pensamento, a sua capacidade de olhar o mundo. Ela deve espantar-se com o que vê, deve ser curiosa e perguntar. A curiosidade estimula o pensamento crítico, o querer saber e conhecer. Por isso, é importante incentivá-la a ter interesse em perguntar o porquê das coisas!

Mas como podemos fazer isso?
É simples: 

  1. Ler histórias; 
  2. Observar imagens;
  3. Desenhar sobre temas;
  4. Explorar palavras;
  5. Conversar sem tabus;
  6. E, finalmente, caminhar ao mesmo tempo que observamos.

Devemos sempre dar liberdade à criança para se questionar e questionar o outro, uma vez que o facto de duvidar ou querer conhecer mais, faz com que desenvolva progressivamente a sua capacidade de raciocínio, de falar, de pensar, argumentar e explorar. 

Dar liberdade para que saibam e conheçam, vai mantê-los esclarecidos e, dessa forma, também mais atentos e abertos a todos os assuntos e opiniões. 

Este tipo de estimulação desenvolve ainda a linguagem e a escrita, ou seja, toda a sua capacidade intelectual. Um pensamento livre e estruturado oferece à criança a possibilidade de melhor comunicar, de uma forma mais expressiva e criativa, livre! 

Não vos parece que é pertinente e urgente começarmos desde cedo, não apenas a exercitar o corpo, mas também a mente

Vamos lá deixar a preguiça de lado e, colocá-los a pensar! 

Rita Pires Pereira
Rita Pires Pereira
Rita, 34 anos, casada e mãe de um piratinha com 33 meses, que maravilha! Licenciada em Filosofia e com formação em Filosofia com Crianças, adoro brincar a pensar! Daqui nasceu há 6 anos o projeto com crianças, cheio de animação – o Funactive Kids. Hoje dedico-me essencialmente ao meu espaço, fazendo festinhas temáticas. Tenho espirito dedicado, vontade de criar e partilhar. Um beijinho, Rita Pires Pereira

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,056SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.