Sim, as crianças sabem pensar! E quase que me arriscaria a dizer que o fazem melhor do que os adultos. De forma diferente é certo, mas 100% mais genuína!
Desde cedo a criança deve ser estimulada a exercitar o seu pensamento, a sua capacidade de olhar o mundo. Ela deve espantar-se com o que vê, deve ser curiosa e perguntar. A curiosidade estimula o pensamento crítico, o querer saber e conhecer. Por isso, é importante incentivá-la a ter interesse em perguntar o porquê das coisas!
Mas como podemos fazer isso?
É simples:
- Ler histórias;
- Observar imagens;
- Desenhar sobre temas;
- Explorar palavras;
- Conversar sem tabus;
- E, finalmente, caminhar ao mesmo tempo que observamos.
Devemos sempre dar liberdade à criança para se questionar e questionar o outro, uma vez que o facto de duvidar ou querer conhecer mais, faz com que desenvolva progressivamente a sua capacidade de raciocínio, de falar, de pensar, argumentar e explorar.
Dar liberdade para que saibam e conheçam, vai mantê-los esclarecidos e, dessa forma, também mais atentos e abertos a todos os assuntos e opiniões.
Este tipo de estimulação desenvolve ainda a linguagem e a escrita, ou seja, toda a sua capacidade intelectual. Um pensamento livre e estruturado oferece à criança a possibilidade de melhor comunicar, de uma forma mais expressiva e criativa, livre!
Não vos parece que é pertinente e urgente começarmos desde cedo, não apenas a exercitar o corpo, mas também a mente?
Vamos lá deixar a preguiça de lado e, colocá-los a pensar!