Natália Correia

Grandes Mulheres Portuguesas – Natália Correia

NATÁLIA DE OLIVEIRA CORREIA 
FAJÃ DE BAIXO, S. MIGUEL 13/09/1923 – LISBOA, 16 DE MARÇO DE 1993

Certamente que é quase impossível resumir a intensa vida da Natália Correia. Aliás, ela foi uma admirável poetisa, dramaturga, ensaísta, romancista, guionista, editora, jornalista e tradutora. Ademais, também foi política e ativista, defendendo a modernização dos costumes e dinamizando as artes em Portugal.

“Os meus heróis na vida real são os que desafiam a lei em nome de um ideal.” – Natália Correia

Então, fomentou uma das mais importantes tertúlias de Lisboa. Assim, aqui compareciam as mais distintas figuras das letras, artes e política oposicionista. ALiás, estas tertúlias, primeiro foram na sua casa, e depois no Bar Botequim.

Sem dúvida de que ela se destaca pelos impressionantes dotes oratórios, personalidade livre. Bem como por ser uma mulher de convicções fortes. Assim, Natália Correia assumiu publicamente divergências com o Estado Novo. 

Aliás, defendeu a liberdade erótica e passional da Mulher, lutando contra os preconceitos que o género feminino enfrentava e, infelizmente, ainda enfrenta. Assim, ela foi condenada a pena de prisão (com pena suspensa) pela obra feminista “Antologia da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica”, considerada escandalosa e ofensiva dos costumes da época. 

Infelizmente faleceu de ataque cardíaco aos 69 anos, em Lisboa. Deixou o seu vasto e inestimável espólio à Região Autónoma dos Açores. Assim, a sua morte deixou um vazio impossível de preencher na cultura portuguesa. Porém o seu exemplo de inteligência, coragem e liberdade continua a inspirar-nos!

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.