Ansiedade… não mata mas mói!

Texto de Mariana Matos

Ansiedade… não mata mas mói!

Bem, na verdade não posso dizer que não mata pois, quando não devidamente detetada ou tratada pode trazer realmente consequências graves.

Falo deste tema na primeira pessoa. De certa forma, sempre fui uma pessoa ansiosa mas não me tinha apercebido do impacto que tinna em mim (e nos que me rodeiam). E, por isso, também nunca tinha feito nada para o ultrapassar.

Então qual foi o ponto de viragem? Uma ida às urgências (encaminhada pela linha de Saúde 24) com sintomas que achei, por momentos, que estaria a ter um enfarte! Tudo não passou de um valente susto e eu serviu para perceber o que se passava e a partir daí podia agir para alterar a situação.

O que se sente (ou que senti) numa crise de ansiedade?

[esta partilha é uma experiência pessoal. Consulta um médico em caso de dúvida.]

  • Um aperto constante no peito;
  • Formigueiro na cara e braço (segundo a médica é um evidente sinal de ansiedade);
  • Sensação de batimentos cardíacos acelerados;
  • Tremores nas mãos;

Passado o “susto” foi altura de repensar hábitos e o que poderia fazer para controlar e minimizar os efeitos da ansiedade.

Algumas alterações/introduções de hábitos que fiz passaram por:

  1. Não antecipar demasiado acontecimentos e ficar a “matutar” sobre eles;


  2. Usar óleos essenciais que passaram a ser um aliado diário e que me fizeram sentir uma enorme diferença no dia a dia;


  3. Criar momentos para relaxar e fazer coisas que gosto;


  4. Meditar [na verdade, ainda muito posso fazer nesta área. Nesta fase, ficar sossegadinha deixando os pensamentos fluir sem me centrar em nenhum deles e mantendo a concentração na respiração é uma estratégia que funciona.]


  5. Sorrir sempre que dava conta que tinha a “cara fechada” e olhar pesado.

Muitas vezes, este é um tema ignorado e desvalorizado e, à medida que o tempo vai avançando tudo parece piorar. Quem sofre de ansiedade sente-se incompreendida muitas vezes porque quem vê de fora pode achar que é exagero, que só fica assim quem quer… não é verdade! Mas pode ser tratado, ou pelo menos minimizados os seus efeitos.

Se posso deixar um conselho diria… não te isoles, não estás sozinha. Procura ajuda, encontra as estratégias que melhor funcionam para ti (podem não ser as mesmas que criei para mim) e sorri para ti própria e para a vida. 

Estou disponível para ajudar se achares que te posso ser útil.

Lê mais da Mariana Matos aqui

Mariana Matos
Mariana Matoshttp://marianamatos.com/
Sou a Mariana. Sonhadora, Criativa, Organizada. Uma mente que procura constante conhecimento em diferentes áreas de interesse que são uma ajuda ao meu crescimento pessoal mas também ao dos que me rodeiam. Licenciei-me em Educação de Infância e essa continua a ser uma área apaixonante para mim. Entretanto outra paixão foi desperta e tornei-me Coach Life Designer, uma nova perspetiva e novas ferramentas para desenhar a vida que desejo… e também uma ferramenta para ajudar quem deseja o mesmo! Foi então que percebi que podia aliar a minha paixão pela infância, a vontade de possibilitar às crianças o acesso a ferramentas que os ajudem a ser mais fortes e as minhas competências de Coach e Life Design. As crianças de hoje são os jovens e adultos de amanhã e podemos começar já a criar condições para que sejam seres mais fortes de forma integral, nas diferentes áreas da sua vida. E, com as ferramentas, conhecimentos e competências que fui reunindo sei que é possível ajudá-las!

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.