Como lidar com a morte? Quatro dicas para ajudar os nossos filhos

PorCarolina Plácido Noite

Como lidar com a morte? Quatro dicas para ajudar os nossos filhos  

Há poucos meses atrás, uma amiga perdeu um familiar muito próximo e desabafava comigo sobre a dificuldade que estava a ter em ajudar as suas filhas pequenas a lidar com a situação. Era a primeira vez que as meninas lidavam com a morte, ambas choravam muito e perguntavam o porquê daquilo ter acontecido. Percebi então que a minha amiga sentia-se um pouco perdida, se é que podemos chamar assim. Não é, de todo, minha intenção ser “mórbida” aqui na minha participação pelo blog, mas a verdade é que esta conversa levou-me a refletir sobre o dilema que muitos pais passam perante estas situações e as dificuldades que enfrentam com os filhos. Eu própria enchi-me de medos e dúvidas quando passei por isso com a minha filha! Há poucas horas, cruzei-me com um post num grupo de Facebook de uma mamã a perguntar como se lida com as perguntas dos filhos sobre a morte? Decidi então, reunir aqui algumas dicas/sugestões, segundo a minha experiência e o que fui aprendendo com a minha filha (sim, porque ela me ensinou bastante neste processo!), com a psicóloga dela e também com amigas da área de psicologia, com quem sempre fui falando. 
Como lidar com a morte

 

 

1.   Ser sempre verdadeira(o) e honesta(o)! Este ponto é fulcral! Mentir não é uma boa opção! Mais cedo ou mais tarde eles vão saber… e perceber que mentimos. Não há nada mais importante que sermos honestos e verdadeiros com os nossos filhos. Nós somos o seu porto seguro e se lhes mentirmos ou ocultarmos algo, isso quebrará os laços de confiança que têm em nós. Se formos honestos desde sempre, eles saberão que podem sempre confiar em nós e que lhes diremos a verdade, acima de qualquer coisa.

Quando contei à Beatriz que o avô morreu, disse-lhe que os doutores não conseguiram ajudá-lo a melhorar e ele acabou por morrer. Que o Jesus era amigo e não queria que ele sofresse mais e por isso levou-o para o céu, para junto d’Ele. Mas como também era amigo dela, e não a queria ver triste, transformou o avô numa estrelinha para que pudesse vê-la todos os dias, acompanhá-la e protegê-la. Expliquei que isso significava que o avô nunca mais voltava e por isso, não o veríamos mais. Mas ele nos vê sempre, todos os dias, lá do céu. 

 

2.   Eles não precisam de demasiada informação, além daquela que é essencial para compreenderem a questão. Devemos explicar, sempre, de forma simples, clara e adequada à idade, fornecendo-lhes apenas o que precisam saber. Se mais, tarde perguntarem, acrescentamos. 

Uns dias depois de ter perdido o avô, aos três anos, a Beatriz perguntou: “Mãe, isso quer dizer que tu e o pai também vão morrer?”. Engoli em seco. “Sim, filha. Todos nós vamos morrer um dia.”E ela acrescentou: “E quando morrerem, eu vou ficar aqui sozinha?”Engoli, novamente, em seco. “Não ficarás sozinha. Sabes? Isso será daqui a muitos anos. E tu já serás muito crescida e já terás a tua família, os teus filhos. O pai e a mãe serão velhinhos. Olha para mim, eu tenho-te a ti e ainda tenho os meus pais!”. Ela ficou por ali. E eu também… 

 

3.   Não faz mal chorarmos. Não faz mal estarmos tristes.A mim custa-me perceber porque temos de esconder as emoções das crianças. Os pais também ficam zangados, também ficam tristes e também choram. É normal sentirmos saudade e é natural termos vontade de chorar. Digo sempre isso à Beatriz. Quando ela me diz que tem saudades dos avós e que está triste porque sente a falta deles, reforço que também nós sentimos a falta deles e estamos tristes. Assim, ela percebe que não é a única a sentir-se assim. Quanto mais normalizarmos, melhor será para eles! Uma das coisas que nos ajudou no processo foi ajudá-la a identificar e compreender as suas emoções. Neste artigo, falei um pouco sobre como a Beatriz aprendeu a dar um nome ao que sente. 

 

4.   Recordar é viver! Uma das coisas que costumo dizer à minha menina, é que sempre que sentir saudades dos avós, podemos ver fotos e/ou vídeos deles. Temos por hábito recordar muito as brincadeiras dos avós e alimentamos as memórias que ela tem deles. Sempre com alegria! Ela própria sorri muito e até dá gargalhadas quando conta histórias dos avós. É um “exercício”que ela já faz sozinha. 

 

De uma forma muito sucinta, e em jeito de conclusão, a maior lição que tirámos deste último ano e meio, e com tanta coisa menos boa que aconteceu – porque além dos dois avós, a Beatriz também lidou com a perda de um “mano” que nunca chegou a conhecer, mas que soube da sua existência na barriga da mãe – é que o fundamental é sermos honestos com os nossos filhos e não fazermos da morte “um bicho papão”! Quanto mais honestos formos, mais maturidade eles ganham e mais confiança têm em nós. Hoje, apesar de sentir que ela ainda sofre com as perdas, sinto-me orgulhosa pelo percurso que fez e o quanto cresceu! A Beatriz encara, hoje, a morte com uma grande naturalidade. Se fica triste e revoltada? Fica. Mas os adultos também! 

 

Veja mais artigos da Carolina aqui

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.