Hambúrgueres de feijão receita

Hambúrgueres de Feijão Azuki – a receita

Por Susana Cigarro – Flavor Factory.Pt

Desde há alguns anos que tenho vindo a evitar todo o tipo de grão e feijão, porque sentia sempre um desconforto na digestão. Evitava o consumo de vários pratos, que chegava a cozinhar a outras pessoas.

Quem segue uma alimentação vegetariana, tem nestes produtos a fonte de proteínas necessária, e ao falarem-me deste tipo de Feijão, o Azuki, não perdi tempo em experimentar.

O feijão Azuki é bem nutritivo e facilmente digerível, mas o ideal sera sempre, demolhar de um dia para o outro (mais ou menos 12h), não utilizando a água onde fica de molho.

Tem tantos benefícios, que vai valer a pena utilizar numa receita que irá agradar a pequenos e graúdos.

Hamburgueres de Feijão, receita feijão de Azuki


Hambúrgueres de feijão Azuki

Ingredientes
1 chávena de feijão Azuki, 2 chalota ou 1 cebola, 1/2 pimento verde, 2 colheres de sopa de farinha de Aveia, 1 colher de sopa de Azeite, sal q.b., pimenta q.b.

Modo de confeção:

Passo 1 – é muito importante que se lave muito bem o feijão, e se deixe de molho, no mínimo 12 horas. (Como estava com algumas reticencias, deixei 24 horas e mudei a água 3 vezes). Depois, basta colocar na panela de pressão com um pouco de sal grosso, mais ou menos 15 minutos, em pressão.

Passo 2 – enquanto o feijão coze, picar as chalotas (ou cebola) e o pimento.

Passo 3 – quando o feijão estiver cozido, esmagar com um garfo e juntar as chalotas e o pimento, já picados.

Passo 4 – misturar muito bem e juntar as duas colheres de sopa de farinha de aveia, que ajudará a tornar a massa mais fácil de moldar, temperar com sal e pimenta.

Passo 5 – colocar uma colher de sopa de azeite numa frigideira bem quente. Com a ajuda de uma colher grande, colocar uma porção da massa de feijão, na frigideira, de forma a conseguir ficar com o aspecto e tamanho de um hambúrguer, deixando cozinhar uns momentos de cada lado.

Utilizei um pouco de queijo mozzarela ralado, mas é opcional.

Numa versão vegan, pode ser servido com uma maionese de abacate, que irá enriquecer em muito a sua refeição

Bom apetite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: