O teu filho é muito ativo? Descobre como podes despertar-lhe o interesse por atividades de concentração e paciência.

Alguns pais queixam-se que os filhos são muito ativos. Há uns tempos um pai partilhou comigo que a sua filha era muito ativa, que tinha ido este ano para a escola, e que agora, tinha dificuldade em concentrar-se nas aulas e em prestar atenção ao que a professora dizia. Já tinha ido com ela a um pediatra que lhe tinha dito que não era um caso de patologia de hiperatividade. O pai contava-me que ela “saía a ele” e que este era o feitio dela…

A maioria dos seres que vêm a este mundo não nascem como seres equilibrados. Isto é, têm predomínio da energia yan ou yin. A energia yan representa a energia masculina, a ação, o dar, o dia e o sol. A energia yin representa a energia feminina, a passividade, o receber, a noite e a lua. O equilíbrio resulta de uma dança entre estas duas energias. Para se chegar a esse equilíbrio é necessário que cada ser aprenda a fortalecer a energia que em si, está deficitária. É essa a sua proposta evolutiva. Por isso, é perfeitamente normal que as crianças mostrem este desequilíbrio energético. Nestas situações o pensamento dos pais, poderá ser, “como é que a posso ajudar a desenvolver o seu equilíbrio?

Qualquer ser vai-se mostrar resistente em passar para um estado que não é o seu por natureza. É normal que uma criança mais ativa mostre resistência em experimentar atividades mais passivas e vice-versa. Daí ser importante que a criança perceba que a vida é feita de brincadeiras e atividades divertidas, assim como de períodos mais calmos e de responsabilidades. Ou seja, os dias devem integrar estas duas energias. Para a criança valorizar o “ser responsável”, podem-lhe ser mostradas histórias que falem sobre este tema em formato de livros, filmes, músicas ou jogos.

Como é que os pais podem despertar o interesse das crianças sobre atividades que requerem concentração e paciência?

Para estimular-se a concentração e paciência numa criança pode-se incentivar a leitura, uma vez que é uma atividade sossegada, na qual a criança irá estar passivamente a ouvir ou a ler. A leitura também requer que a criança se concentre no momento presente, memorize o que está a acontecer, para ir compreendendo o desenrolar da história.

Estas capacidades também podem ser estimuladas através de jogos com esse propósito, como, por exemplo, os puzzles.

Como é que os pais podem ensinar as crianças a colocar-se em estados yin?

Os estados de energia yin pode ser aprendidos através do yoga infantil. As aulas de yoga infantil, ao contrário das aulas para adultos, incorporam jogos, músicas e leitura de histórias. Ou seja, são aulas bastante dinâmicas, mas não deixam de ser introduzidos os princípios do yoga. Através desta prática as crianças a aprendem a respirar e acalmar intencionalmente.

Também existe a possibilidade de experimentarem meditações infantis.

Convém não nos esquecermos que as crianças muito ativas acabam por ter dificuldade em parar e em se concentrar, o que acaba por teres consequência no seu rendimento escolar e posteriormente nas oportunidades que irão receber da vida. Deste modo, é mesmo muito importante que estas dificuldades não sejam ignoradas e que lhe proporcionemos as ferramentas adequadas para comecem desde cedo a desenvolver o seu equilíbrio. Pois, esse é o caminho para acederem às maravilhosas dádivas da vida!

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,068SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.