Alguns pais queixam-se que os filhos são muito ativos. Há uns tempos um pai partilhou comigo que a sua filha era muito ativa, que tinha ido este ano para a escola, e que agora, tinha dificuldade em concentrar-se nas aulas e em prestar atenção ao que a professora dizia. Já tinha ido com ela a um pediatra que lhe tinha dito que não era um caso de patologia de hiperatividade. O pai contava-me que ela “saía a ele” e que este era o feitio dela…
A maioria dos seres que vêm a este mundo não nascem como seres equilibrados. Isto é, têm predomínio da energia yan ou yin. A energia yan representa a energia masculina, a ação, o dar, o dia e o sol. A energia yin representa a energia feminina, a passividade, o receber, a noite e a lua. O equilíbrio resulta de uma dança entre estas duas energias. Para se chegar a esse equilíbrio é necessário que cada ser aprenda a fortalecer a energia que em si, está deficitária. É essa a sua proposta evolutiva. Por isso, é perfeitamente normal que as crianças mostrem este desequilíbrio energético. Nestas situações o pensamento dos pais, poderá ser, “como é que a posso ajudar a desenvolver o seu equilíbrio?”
Qualquer ser vai-se mostrar resistente em passar para um estado que não é o seu por natureza. É normal que uma criança mais ativa mostre resistência em experimentar atividades mais passivas e vice-versa. Daí ser importante que a criança perceba que a vida é feita de brincadeiras e atividades divertidas, assim como de períodos mais calmos e de responsabilidades. Ou seja, os dias devem integrar estas duas energias. Para a criança valorizar o “ser responsável”, podem-lhe ser mostradas histórias que falem sobre este tema em formato de livros, filmes, músicas ou jogos.
Como é que os pais podem despertar o interesse das crianças sobre atividades que requerem concentração e paciência?
Para estimular-se a concentração e paciência numa criança pode-se incentivar a leitura, uma vez que é uma atividade sossegada, na qual a criança irá estar passivamente a ouvir ou a ler. A leitura também requer que a criança se concentre no momento presente, memorize o que está a acontecer, para ir compreendendo o desenrolar da história.
Estas capacidades também podem ser estimuladas através de jogos com esse propósito, como, por exemplo, os puzzles.
Como é que os pais podem ensinar as crianças a colocar-se em estados yin?
Os estados de energia yin pode ser aprendidos através do yoga infantil. As aulas de yoga infantil, ao contrário das aulas para adultos, incorporam jogos, músicas e leitura de histórias. Ou seja, são aulas bastante dinâmicas, mas não deixam de ser introduzidos os princípios do yoga. Através desta prática as crianças a aprendem a respirar e acalmar intencionalmente.
Também existe a possibilidade de experimentarem meditações infantis.
Convém não nos esquecermos que as crianças muito ativas acabam por ter dificuldade em parar e em se concentrar, o que acaba por teres consequência no seu rendimento escolar e posteriormente nas oportunidades que irão receber da vida. Deste modo, é mesmo muito importante que estas dificuldades não sejam ignoradas e que lhe proporcionemos as ferramentas adequadas para comecem desde cedo a desenvolver o seu equilíbrio. Pois, esse é o caminho para acederem às maravilhosas dádivas da vida!