Ser “egoisticamente” solidário

A solidariedade traduzida pelo dicionário diz respeito ao sentimento que leva alguém a tentar ajudar outro. A solidariedade, na minha visão, é em primeira instância olhar para dentro e ser gentil como o que se vê.

Em segunda instância, olhar para o outro e disponibilizar o tempo, o afeto, a dedicação, o colo que possa estar em défice. Por último, e não menos importante, perceber que estamos ligados holograficamente e que, sendo solidários connosco, estamos a potenciar a “cura” interna e externa de nós mesmos e dos que nos rodeiam.

Porque nos permitimos sentir e crescer, dando espaço ao outro para o fazer também na nossa companhia, e assim não haverá excessos nem escassez: haverá sim, companhia, empatia, bem-estar social. Haverá espaço para cada um SER e ter os bens essenciais e o amor.

Chega de pensamentos e atitudes misóginas.

Hoje sou solidária contigo, amanhã preciso da tua solidariedade para comigo, isto é ser solidário, neste jeito desprendido e com interesse genuíno em sê-lo.

Até porque os benefícios da solidariedade, dessa que é mais do coração que da mente, são imensuráveis.

E não falo apenas de dar dinheiro para apoiar causas, partilhar roupas que não se usam e/ou ensinar as crianças sobre a importância de partilhar brinquedos. A solidariedade vive-se, une comunidades. Tanto pode ser no discurso diário, na palavra de encorajamento ao outro, no afeto urgente de quem está só, numa leitura a quem não sabe ou não pode ler, num tempo que se dá sem pressas em prol de benefícios de outros.

Eu sou “egoisticamente” solidária. Questiono-me até, muitas vezes, se o benefício maior não é mais meu do que do outro. Fico com tamanho bem-estar, tamanho aconchego no peito, que eu nunca resisto a mais uma boa ação!

Isabel Pereira
Isabel Pereira
Mulher, Mãe, Esposa, Filha. Chamo-me Isabel, tenho 36 anos e moro em Oliveira de Azeméis. Sou uma apaixonada por desenvolvimento pessoal e espiritual. Gosto de ler, correr, caminhar na natureza, ir à praia. Gosto de conversar e de, empaticamente, me colocar no lugar do outro. Mais do que Ter materialmente, busco Ser a cada dia

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.