O Poder do Perdão e três razões essenciais para perdoar

O perdão é uma escolha interna em relação às questões que perturbam a paz de uma pessoa: a absolvição, a indulgência e benevolência em relação a si mesmo, e aos outros.

A importância do perdão

O ato de perdoar é importante e complexo: liberta-nos de emoções e sentimentos negativos como a raiva, o medo, a vingança e o ódio.  Quando sentimentos e emoções negativas dominam a mente humana, surgem comportamentos pessoais que desencadeiam danos físicos e psíquicos ao próprio mesmo e aos outros. Algumas pessoas permanecem ressentidas com os outros e guardam mágoas durante muito tempo, que se traduz em pensamentos e comportamentos altamente nocivos. 

“Quem não perdoa, limita as suas possibilidades de amar-se e ao próximo”

O perdão é uma oportunidade para se libertar de amarras negativas do passado e seguir em frente: é uma ação libertadora que simboliza a inteligência emocional e permite o crescimento e desenvolvimento pessoal.  Não perdoar impede a oportunidade de viver novas possibilidades e ter mais satisfação na vida pessoal.

Então como podemos desenvolver o poder do perdão?

Perdoar não significa esquecer, embora, possamos recordar o ocorrido e permanecer em paz com o outro e consigo mesmo. Ao perdoar, é possível livrar-se do sentimento de rancor, angústia ou raiva que nos prende e limita, em torno de uma memória ou situação negativa.

Mesmo que a lembrança da situação passada, nos ocorra em pensamento, esta, não deverá impedir de agir ou influenciar o momento presente. Quando não conseguimos perdoar não seguimos o nosso percurso, certo? Estamos aprisionados ou bloqueados no passado.

 A questão que eu vos coloco é: o que ganham ou perdem em ficar presos a uma memória ou emoção negativa?Ainda que a injustiça sofrida tenha sido grande, ela não deve nos contaminar por completo. Perdoar é urgente. Trata-se de um grande desafio de maturidade e experiência. Sentimentos como a mágoa e o ressentimento são exaustivos mentalmente e fisicamente. Existem somatizações que derivam deste bloqueio: o stress, insónias, dores físicas, ansiedade e depressão.

Três razões essenciais para perdoar:

  • Bem-estar pessoal: perdoar dissipa a concentração excessiva nas mágoas, ajudando a focar-se nos seus objetivos positivos;
  • Retira todo o estado nervoso e stress do corpo;
  • Quando vivemos sem ódio no pensamento, somos mais complacentes e humanos com as outras pessoas.

Resumidamente, perdoar é difícil, porém é uma ação inteligente que traz muitos benefícios. 

O melhor é valorizar o seu tempo com sentimentos positivos, direcionar a mente e o coração para pensamentos e atitudes que lhe façam feliz, e atrair assim coisas boas e positivas.

Sandra Pereira
Sandra Pereirahttps://www.sandrapereiracoaching.blogspot.com
Olá sou a Sandra. Adoro escrever e por isso publiquei o meu primeiro “filho” há 3 anos: Contos Metafóricos – um compêndio de pequenas histórias, onde o objetivo é educar as emoções de jovens e adultos. Sou Life Coach; Formadora de Gestão Emocional; escritora e uma apaixonada por plantas e por gastronomia.

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,057SeguidoresSeguir
spot_img