8 passos para acreditares mais em ti!

A autoconfiança é um sentimento de acreditação e confiança nas capacidades e habilidades pessoais e é muito importante para o bem-estar emocional e psicológico de cada um de nós. Possuir um nível de autoconfiança suficiente, ajuda-nos a ter sucesso na nossa vida pessoal e profissional, nos relacionamentos e até mesmo na nossa interação intrapessoal.

Acreditar em nós é a chave para o sucesso, uma vez que enfrentamos receios pessoais, aprendendo a gerir as nossas emoções e agindo, sempre, em conformidade com as nossas intenções.

Existem alguns entraves para sentirmos e vivermos com confiança, tais como:

– Desconhecimento sobre determinado assunto ou tarefa;

– Crenças limitadoras que impedem a nossa ação;

– Emoções e pensamentos negativos como forma de estar;

– Falta de autoestima, amor-próprio ou orgulho pessoal.

Contudo, a autoconfiança requer prática e é trabalhada internamente, seja esta aparente ou não. Imaginemos alguém que seja bem-sucedido, mas não consegue acreditar no seu próprio sucesso, sendo este apenas visível aos olhos dos outros: O que falha neste individuo para não se sentir confiante com o próprio sucesso?

A confiança é a chave para o sucesso, mas não abre a porta sozinha.

A confiança poderá vir do nosso círculo de influência. Ao coabitarmos com pessoas assertivas, confiantes, isso influencia o nosso comportamento, por comparação ou assimilação dos nossos pares. No entanto, para que a autoconfiança seja desenvolvida, não basta ler sobre o assunto ou mesmo conviver com pessoas de referência: é necessário trabalhar sobre as emoções, pensamentos e finalmente os comportamentos.

Assim, aqui ficam 8 dicas para estimular, e começar a trabalhar, na autoconfiança:

  1. Conhecer e reconhecer as suas qualidades e competências

Investir no autoconhecimento, na aprendizagem, na melhoria de conteúdos para a vida pessoal e profissional. Se a intenção é evoluir e aprender a confiar em si mesmo, há que acrescentar valor, aprendendo a confiar em si mesmo.

  1. Autocuidado: elogio e reconhecimento intrapessoal

Saber elogiar-se: autoelogio, é uma qualidade que não representa a vaidade em si mesmo. Antes é o reconhecimento pelo valor próprio e pelos próprios feitos.

  1. Encontrar novos desafios com metas realizáveis e alcançáveis

Se todos nos propusermos a novas metas ou objetivos, criamos novos interesses que desafiam não só, as nossas competências, como a utilização de recursos pessoais e melhoria da nossa confiança nesse trajeto.

  1. Melhorar a postura, fisiologia e linguagem verbal e não verbal

Analisar a forma como comunicamos: vocabulário, discurso coerente com a nossa postura, olhar direto e atento, tom de voz calmo, gestos amplos, mas sem dramatismo, sorriso aberto e sobretudo, empatia. Tudo isto melhora a nossa atenção sobre nós mesmos.

  1. Solicitar feedback: escuta ativa

Quando pedimos a opinião assertiva de alguém, deve ser para apreendermos algo. Para termos este benefício, devemos escutar atentamente. Obter o apoio de outros é útil nesta conquista.

  1. Dar feedback: comunicação

Aprender a dar feedback: deve ser construtivo e positivo, transmitindo conhecimento e confiança.

  1. O passado é um guia

O passado só deve servir como mapa onde registamos os erros, mas pode orientar o caminho para os nossos sucessos. É, assim, um valioso aliado.

  1. Superação pessoal: sem comparação com os outros

A única pessoa que deve ser superável sou “eu”. Nunca nos devemos comparar com os outros, seja pelos erros cometidos, seja pelos sucessos alcançados. Para isto serve o mantra: “Hoje sou melhor do que ontem!”.

Sandra Pereira
Sandra Pereirahttps://www.sandrapereiracoaching.blogspot.com
Olá sou a Sandra. Adoro escrever e por isso publiquei o meu primeiro “filho” há 3 anos: Contos Metafóricos – um compêndio de pequenas histórias, onde o objetivo é educar as emoções de jovens e adultos. Sou Life Coach; Formadora de Gestão Emocional; escritora e uma apaixonada por plantas e por gastronomia.

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.