Por Mariana Matos
Muda… de dentro para fora.
Então, descobri o mundo da aromaterapia quando procurava uma “solução” para o facto de ainda não ter conseguido ser mãe. Aliás, sim, eu sei, não há soluções milagrosas. Mas tinha a certeza que haveria algo mais que poderia fazer para melhorar “de dentro para fora”. E assim conseguir aumentar as minhas hipóteses. No entanto, mesmo que o objetivo de engravidar e ter o meu bebé não se concretize, sei que estou a fazer o melhor por mim. Toda e qualquer mudança que faça nesse sentido será com certeza para melhorar o meu bem estar geral.
Então, encontrei na aromaterapia não “A solução” mas um meio, uma ferramenta que me permitiria estar mais perto do que pretendo.
Por esta altura devem estar a perguntar: Então e já tiveste resultados? Bem, no que respeita a gravidez não…mas o objetivo dos óleos essenciais não é engravidar. É, como referi alcançar bem estar, encontrar equilíbrio.
Ora, então de que forma me ajudaram os óleos?
- Uso a lavanda para uma noite de sono mais descansada e realmente restauradora;
- Utilizo uma mistura durante o dia para relaxar e diminuir os sinais de ansiedade;
- Opto por usar um óleo calmante [escolho dependendo do momento] para os momentos de “meditação” [expliquei num artigo anterior que o meu meditar é simplesmente procurar estar relaxada enquanto deixo os pensamentos fluir sem me prender a nenhum a deles];
- O peppermint é o aliado quando as dores de cabeça decidem aparecer;
- Para a regulação hormonal uso também uma mistura de óleos para fazer massagem abdominal.
Mas, há ainda muito a explorar neste mundo da aromaterapia. No entanto, o meu foco é mesmo este de reencontrar o equilíbrio…físico, mental e hormonal… de forma mais natural.
No entanto, importa salientar que, como disse no início não há receitas mágicas e a mudança deve ser integral. Daí, a aromaterapia ser um complemento, parte de uma alteração gradual de um estilo de vida. Se, tal como eu, procuras esse equilíbrio na tua vida partilho algumas áreas a que deves dar atenção para uma mudança gradual mas efetiva.
As quais são:
- Alimentação equilibrada
- Exercício físico
- Sono reparador
- Meditação/Relaxamento
- Paixão pelo que fazes
- Mindset e Perspetiva de Vida
Assim, em próximos artigos irei explorar um pouco mais estes tópicos…fica atenta para não perderes pitada e começares JÁ a viver a vida que realmente queres!
Que vida é essa que queres alcançar?
Partilha nos comentários para que te possa ajudar a criar esse caminho.