março mes do pai

Março, mês do Pai, Março é um mês especial.

Por Ana Schedel

Março, mês do Pai,
Março é um mês especial. 
Não apenas por causa do Equinócio da Primavera, nem por causa das flores que começam a rebentar por todo o lado, enchendo o ar de uma miríade de perfumes, e as nossas Almas de uma nova vida, mas também porque se celebra o dia do Pai, aquela figura tão importante nas nossas vidas e que nos marca de uma forma indelével, tanto pela presença, como pela ausência.
O pai é – por norma – a figura mais imponente da família. O pai brinca, mas não é tão permissivo como a mãe, é mais exigente, zanga-se connosco, mas sempre com o objectivo de nos preparar para um futuro que ele anseia sempre, sempre melhor que o seu. Pai é exemplo, é espelho, é tanta coisa mágica na vida de uma criança. A figura do pai é essencial para o desenvolvimento de um adulto equilibrado.

Conheço muitos pais. Uns mais pais dos que outros, alguns muito pouco. No meu caso, e por ausência física do meu, o meu avô paterno foi meu pai duas vezes. Brincava comigo, explicava-me os números, fazia-me decorar o alfabeto, e com uma paciência infinita ensinou-me as horas num velho relógio da cozinha, que anos mais tarde se cansou de tanto rodarmos os ponteiros. Também me mostrou como apertar os atacadores dos sapatos, criando um dos primeiros passos para a minha independência. Punha panos na minha testa para baixar a febre em dias de gripe, e em dias de sol,  passeava comigo até ao Parque Eduardo VII para darmos pão seco aos cisnes, seres brancos, quase mágicos, que ali viviam nesses tempos. Também me levava ao Jardim Zoológico para darmos comida aos macacos, alegria das crianças e delícia dos adultos. Bananas e amendoins, com a minha avó a queixar-se que as bananas eram caras demais para as darmos aos chimpanzés.
Mas mais do que isso, ensinou-me a importância dos valores, da rectidão de carácter, da ajuda ao próximo, da generosidade humana, ele, um exemplo perfeito de todas essas qualidades. 
Espero que um dia os meus filhos sejam pais assim. Pais participativos, pais amigos, activos tanto na Comunidade, como na família.
Março, mês do Pai. E do meu avô também!

Março, mês do Pai, Março é um mês especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: