5 dicas para evitar constipações e gripes, de forma natural

5 dicas para evitar constipações e gripes, de forma natural

Por Diana Seguro

Com o tempo incerto ao longo do ano, a probabilidade de constipações aumenta. As dicas que vou partilhar contigo, são as que habitualmente usamos aqui em casa, pois damos sempre preferência a tudo o que seja natural. 

  1. Beber leite dourado ao longo do dia

Para mim esta é a cereja no topo do bolo. Também conhecida por golden milk, é uma bebida com propriedades anti-inflamatórias, antipiréticas, anti-sépticas e antibacteriana. É reconfortante e super saborosa. Opto por fazer esta bebida com bebida de aveia ou arroz (1 chávena), pois são naturalmente adocicadas, junto 1 colher de chá de óleo de coco, curcuma em pó, gengibre em pó, canela do Ceilão em pó, 1 pitada de pimenta preta moída e 2 sementes de cardamomo. Aquecer ao lume, sem ferver e está pronto a beber. Nota: quem tem insónias, não é aconselhado esta bebida a partir das 16H.

  • Tomar suplementação de propólis e equinácia

Esta suplementação reforça o sistema imunitário e combate as constipações e gripes, quando manifestadas. Como forma de prevenção, devem ser tomadas no mínimo com 3 meses de antecedência das alturas mais propícias às constipações. Quando já estamos constipados, devemos aumentar a dose. Para as crianças, o extrato de propólis deve ser sem álcool.

  • Libertar o stress

O stress altera a nossa bioquímica, deixando-nos mais suscetíveis a constipações e gripes. É necessário relaxar e deixar o corpo restabelecer-se. Neste sentido, sempre que estiveres mais stressada, sugiro que coloques uma música que adores e que te concentres nela. Vais ver que aos poucos começas a acalmar.

  • Arejar a casa

Arejar diariamente, renova o ar libertando vírus, bactérias e toxinas que pairam e afetam o nosso sistema respiratório. Certifica-te que abres todas as janelas e se colocares óleo essencial de eucalipto num difusor ao mesmo tempo que arejas a casa, melhor ainda. Para além de purificar o ar, ajuda a manter saudável o nosso sistema respiratório.

  • Privilegiar alimentos nutritivos e anti-inflamatórios

“Que o seu remédio seja o seu alimentoe que o seu alimento seja o seu remédio”, já dizia Hipócrates. Privilegiar diariamente alimentos ricos em nutrientes, como as verduras, frutas e oleaginosas e evitar alimentos inflamatórios como o açúcar, as carnes vermelhas ou que contenham glúten, reforça o nosso sistema imunitário e evita estados inflamatórios.

Espero que estas 5 dicas para evitar constipações e gripes, de forma natural te sejam úteis e que mantenham a tua família saudável!

Beijinhos,

Diana

Vê outros artigos da Diana Aqui


Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,053SeguidoresSeguir
spot_img