Novo ano à vista ou mais do mesmo?

Por Mariana Matos

Novo ano à vista ou mais do mesmo?

Então, quer estejas a ler este artigo em dezembro, em janeiro ou em qualquer mês do ano… a mensagem será sempre válida!

Normalmente o final do ano é caracterizado por resoluções e projetos. Aliás, um traçar de objetivos que acreditamos piamente que vamos levar avante.

Mas sim, é essencial planear, saberes para onde queres ir, onde queres chegar. Mas de nada serve se os planos não saírem do papel. Ou se delineares objetivos e metas tão “irreais”. Aliás, que provavelmente, ao fim de algum tempo já esqueceste e perdeste o ânimo para as levar avante.

Então, quantas vezes definiste o início o ano como o momento da mudança? Assim, quantas vezes levaste esse plano até ao fim? Qualquer altura do ano é boa para criares os teus objetivos, não esperes pelas resoluções de ano novo. Além disso, deves fazer uma avaliação periódica para perceber o que falta. E o que pode ser mudado, o que deixou de fazer sentido e precisa de alguns ajustes. Então, só sabendo para onde queres ir é que conseguirás lá chegar. Concordas?

Certamente que para criares objetivos é necessário teres em atenção alguns aspetos. No entanto, há diferentes formas de traçares os teus objetivos mas vou partilhar os pontos mais básicos. 

Já ouviste falar em objetivos SMART (sigla em inglês)?

  • Específico – deve mencionar exatamente as características do que queres alcançar.

  • Mensurável – consegues definir datas, tempos, quantidades. Será uma forma de saberes que alcançaste o que pretendes

  • Alcançável – de certa forma, realista. Se um objetivo te parece “demasiado ambicioso” então transforma-o em pequenos objetivos (como se de metas intermédias se tratassem)

  • Relevante – que impacto terá o teu objetivo na tua vida e na dos que te rodeiam?

  • Tempo – é essencial que definas tempos: quando queres alcançar esse objetivo? 

Certamente que esta é uma fórmula básica que pode ser trabalhada nas sessões de Coaching e Life Design. Isto para te ajudar a potenciar as competências que já tens!

Acima de tudo, compromete-te contigo própria. Então, estabelece objetivos para os quais sintas ânimo a trabalhar. Pede ajuda sempre que te sentires perdida ou sem rumo.

 

Calendário CutxiCutxi 2020 com espaço para escrever

Uma ferramenta que me ajuda, e que também te pode ser útil, é ter um calendário com vista anual/mensal. Nele anotas as datas limite para o cumprimento dos teus objetivos e as datas intermédias das ações que são necessárias para lá chegar.  

Costumas traçar objetivos e revê-los periodicamente?

Mais de Mariana Mato

Mariana Matos
Mariana Matoshttp://marianamatos.com/
Sou a Mariana. Sonhadora, Criativa, Organizada. Uma mente que procura constante conhecimento em diferentes áreas de interesse que são uma ajuda ao meu crescimento pessoal mas também ao dos que me rodeiam. Licenciei-me em Educação de Infância e essa continua a ser uma área apaixonante para mim. Entretanto outra paixão foi desperta e tornei-me Coach Life Designer, uma nova perspetiva e novas ferramentas para desenhar a vida que desejo… e também uma ferramenta para ajudar quem deseja o mesmo! Foi então que percebi que podia aliar a minha paixão pela infância, a vontade de possibilitar às crianças o acesso a ferramentas que os ajudem a ser mais fortes e as minhas competências de Coach e Life Design. As crianças de hoje são os jovens e adultos de amanhã e podemos começar já a criar condições para que sejam seres mais fortes de forma integral, nas diferentes áreas da sua vida. E, com as ferramentas, conhecimentos e competências que fui reunindo sei que é possível ajudá-las!

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.