Os estímulos sensoriais são tudo o que chega aos nossos 5 sentidos. Ou seja, tudo à nossa volta pode-se tornar uma experiência sensorial. Mas, somente as experiências mais significativas se tornam aprendidas.
De modo geral, conseguimos uma melhor aprendizagem com estímulos que são feitos a partir dos nossos cinco sentidos: olfato, paladar, tato e visão. Sobretudo, quando mais de um é trabalhado na mesma situação.
Assim, a audição e a visão são os sentidos mais naturalmente desenvolvidos. Principalmente em crianças na fase escolar. Porém, não é complicado incentivar o estímulo de todos eles com atividades sensoriais. As quais podem ser criadas a partir de objetos do dia a dia. Colaborando nesse processo de aprendizagem e descoberta de maneira simples e divertida.
Então veja a seguir ideias de atividades sensoriais para educação infantil e seus benefícios.
A importância dos cinco sentidos na educação infantil
Principalmente para as crianças, as atividades sensoriais são de grande importância. Pois ajudam no desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social dos pequenos. Assim, desde o nascimento até os cinco anos de idade, as crianças têm uma grande capacidade de absorver e reter novas informações. Aliás, como se fossem uma “esponja”.
Por isso é que as brincadeiras sensoriais são tão importantes na infância. Alias, especialmente nos primeiros anos de vida. Então é indicado que sejam realizadas para que, o desenvolvimento das crianças seja maior e mais completo. As atividades sensoriais ainda possibilitam que elas conheçam o mundo ao seu redor a partir de novas texturas, cores, cheiros e sabores.
Atividades sensoriais para educação infantil
Se você não sabe o que são jogos sensoriais, confira a seguir algumas opções de brincadeiras que podem ser feitas com materiais corriqueiros. Os quais são facilmente encontrados na sua casa, e que irão estimular os sentidos do seu filho:
- Brincadeiras com gelatina e massinha de modelar ajudam na familiarização com texturas. Além de auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora.
- Bacias cheias de água podem ser utilizadas para aguçar a imaginação dos pequenos. Coloque objetos na água e adivinhe com a criança quais irão flutuar ou afundar. Brincar com a temperatura da água também ajuda a exercitar os sentidos. Lembre-se de ajustar a temperatura da água para que não fique muito quente (ou fria demais).
- As caixas sensoriais são ótimas para os pequenos brincarem e descobrirem novas texturas. Também vale colocar pedacinhos de pano, arroz, areia e outros grãos para tornar a brincadeira ainda mais divertida.
- Faça modificações no ambiente. Tais como deixar as luzes mais baixas e contar uma história de maneira diferente e curiosa.
- Brincar com diferentes sons também é uma boa maneira de estimular a audição de forma divertida. Então coloque os sons da natureza, de animais e onomatopeias para a criança ouvir.
Criar experiências sensoriais torna o momento leve e divertido. Então não se preocupe com a bagunça e as sujeiras que podem acontecer em função das brincadeiras. Aposte no OMO Tira Manchas para deixar as roupas dos pequenos como novas. Sujarem-se faz parte da aprendizagem. E é importante principalmente pelas memórias alegres e descontraídas, frutos desses momentos.
Materiais para estimulação sensorial
A seguir listamos alguns materiais fáceis que podem ser utilizados para as criações das atividades sensoriais de forma simples e prática:
- Água e gelo
- Gelatina
- Massinha de modelar
- Livros coloridos e de diferentes texturas
- Areia
- Grãos como arroz, feijão e macarrão (pode ser parafuso, de letrinhas, bichinhos, etc.)
- Bexiga
As atividades sensoriais para crianças realizadas em casa ajudam a criar um ambiente de conforto e descontração. Auxiliando ainda mais nesses momentos de descobertas. Além de colaborarem no fortalecimento do vínculo entre os pais e os filhos.
Conhecer mais sobre o mundo e suas diferentes formas ajuda a criança a se auto descobrir, contribuindo para que ela se aceite e goste de si mesma como é.