Vamos lançar os dados e contar uma história?

Por Rita Tavares Martins

Cubos mágicos para Histórias Cutxi.
Uma atividade muito gira e criativa para fazer com os mais pequenos (e graúdos).
Contar histórias é uma arte eterna.

As histórias são memoráveis, conectam os seres humanos a nível emocional e inspiram. Elaborar e disseminar histórias cativantes baseadas em dados e de maneira eficaz promove líderes, potenciais clientes, parceiros, investidores e colegas são habilidades vitais para gerar resultados de sucesso.

Já a algum tempo, quando lecionava aulas de expressões no primeiro ciclo, que aplicava este recurso da área de linguagem para trabalhar com os alunos: os dados de contar histórias. Dados com imagens ou pedaços de texto, convidam as crianças a imaginar histórias de forma aleatória. Não há uma sequência correta de contar, pois todos os caminhos narrativos são válidos.

Uma das formas mais originais de contar histórias ou contos são os dados de contar histórias. São interativos, criativos e dinâmicos. Permitem às crianças imaginar histórias de forma aleatória. Não há uma sequência correta de contar, pois todos os caminhos narrativos são válidos. 

Antes de mais, vale mencionar que os dados de contar histórias são muito úteis no desenvolvimento da linguagem. Podem ser utilizados desde os 2 anos até os 18, pelo menos. O importante é adaptar a atividade à idade da criança. Aqui vamos dar algumas sugestões para que tire o maior proveito dos dados.

Através dos dados é possível fomentar a criatividade, desenvolver habilidades de confiança, melhorar o desenvolvimento linguístico e criar conexões sociais.

Este recurso é uma dica valiosa para fomentar a leitura nas crianças. Pode comprar este produto em algumas lojas online e, também podemos fazer nossos próprios dados de contar histórias e nos divertir com nossos filhos e (ou) alunos.

Como utilizar o Jogo dos Dados para construir histórias?

Deixamos duas sugestões de dados.

Dados com texto. Um grupo de 3 dados apenas com texto, com principio meio e fim. Este grupo de dados é mais indicado para crianças que já tenham iniciado a leitura.

Dados com imagens. Um grupo com 5 dados, apenas com imagens. Este grupo de dados é mais indicado para crianças que ainda não tenham iniciado a leitura.

Como usar?

Fazer o download do grupo de dados que pretende (dados com imagens ou/e dados com texto).

Imprimir (de preferência em papel superior a 100g e recortar.

Dobrar pelos tracejados e aplicar um pouco de cola ou fita cola.

Lançar os dados e contar e inventar muitas e muitas histórias.

Vamos querer ouvir essas histórias, pois certamente serão muito criativas e divertidas.

Para receberem mais dicas e fremis inscrevam-se na nossa newsletter.

Cubos mágicos para contar histórias
Cubos Mágicos para Histórias Cutxi

Rita Tavares Martins
Rita Tavares Martinshttp://www.cutxicutxi.com
Olá a todos, sou a Rita. Sou MãEmpresária que cria emoções. Cuida da família CutxiCutxi 🤗e não resiste a um gelado com sprinkles. Sim, sou gulosa! Licenciada em Design de Comunicação, criativa de nascimento, (Re)descobre o mundo cor de rosa e mágico quando engravida e assim nasce a CutxiCutxi, um sonho já há muito guardado e apenas à espera da oportunidade para o por em prática! Mãe da Leonor (9 anos) e da Matilde (6 anos). Espero que gostem de passar por aqui.

Publicações relacionadas

Comentários

Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.