Antes de Ser Mãe, Sou Mulher!

Por Rita Pires Pereira

Antes de Ser Mãe, Sou Mulher!

Já pararam para pensar como a vossa vida mudou depois de serem mães? Aposto que sim, mas provavelmente não prestaram muita atenção!
Numa vida a dois já há muitas mudanças, muitas coisas para fazer, para cuidar, organizar…agora imaginem uma vida a 3, 4, 5…
A chegada de um filho é das maiores bênçãos que a vida nos pode dar, mas o nosso mundo dá voltas que não se explicam e tudo muda por completo! As rotinas, as as nossas opiniões e conversas entre amigos, os nossos gostos, as nossas escolhas… acredito que chega mesmo a mudar-nos a nós…
Mas de uma coisa não se podem esquecer, antes de serem ma~es já eram
mulheres e é por isso que o vosso eu não se pode mudar, continuam a ser vocês, apenas têm de se adaptar a este novo mundo e que mundo!
Sabemos que a maior parte das insatisfações após o nascimento de um filho se prende com o facto de não estarmos preparadas não para ser mães, mas para a mudança que isso implica…o desafio agora é aprender a lidar com isso! Traçar metas e planos, mas connosco incluídas, não sem nós!
Agora temos alguém que depende de nós, que precisa de nós para crescer e ser ensinado, dedicamos-lhe todo o nosso tempo e quando damos conta, onde nos encontramos nós? Estamos ali…dedicadas a eles sem pensar no mundo lá fora, na vida que temos e que queremos, deixamos pendentes desejos e, aquilo que passamos a querer é que os desejos deles se concretizem… perdemos os nossos!
Afirmo quantas vezes for preciso, não há amor maior do que aquele que sentimos pelos nossos filhos, mas não se esqueçam que o sem o nosso amor próprio e a nossa felicidade eles não serão tão felizes assim…

Vamos fazer um exercício:
Perguntem-se e registem as vossas respostas!
1 – Quem eram e como eram antes de serem mães?
2 – O que gostavam e o que faziam?
3- O que mudaram? Porque mudaram?
4- Que sonhos tinham? Que sonhos têm?

Depois de registarem as vossas respostas, reflitam:
O que posso fazer para melhorar a minha vida? Para que a minha felicidade se mantenha acessa?


Não há melhor altura que esta para fazermos estas reflexões e darmos uma
oportunidade a nós próprias para sermos melhores, para cuidarmos mais de nós! Com o novo ano à porta está na hora de traçar planos e objetivos para concretizar!
Não se excedam nos desejos, mais vale poucos e sermos capazes de os levar em frente do que muitos e ficarem todos para trás… 6 parece-me ser um bom número!
Façam uma Bucket List, [espreitem os nossos cadernos] registem o que querem ser, mudar, ter e vão riscando à medida que consigam concretizar, mesmo que não estejam a conseguir não há que desanimar, calma! Tudo a seu tempo!

A única coisa que não podem mesmo esquecer e que nesses planos e objetivos a personagem principal são vocês!
Que 2020 venha cheio de força para que a vossa energia positiva venha com
vontade de se instalar na vossa vida! Para que isso aconteça basta serem vocês, esta é a única regra obrigatória neste exercício!

Mais textos de Rita Pires Pereira