Banner resnasci

Faz hoje 8 anos que renasci.

Texto de Rita Tavares Martins

Faz hoje 8 anos que renasci! *
E quantos mais os anos passam mais tenho essa certeza.

Ao longo da vida temos momentos que nos marcam, que nos transformam.
O nascimento de um filho, do primeiro filho, é (ou foi para mim) o momento mais transformador da vida.

Desde o primeiro momento em que pensas. “Está na hora!  quando for, será!” A partir desse preciso momento, tudo muda!

Mudam os planos,  muda a contagem do tempo. Muda porque contas os dias, as semanas ou os meses para perceber se é desta que aparece o positivo.

Depois dos dois tracinhos, contas os dias para a primeira consulta, para a primeira batida do coração. São semanas a idealizar, a sonhar e por vezes a pensar se serei suficientemente perfeita para ti.


Não foi uma gravidez perfeita, e a gravidez não é um “estado de graça” com o qual me identifico. Talvez por tantas incertezas, por tantas dúvidas.
Mas quando nasces, conheço a perfeição e arrebates-me o coração.


São talvez os 12 meses mais difíceis! No carrossel das hormonas fui levada a dar voltas e voltas entre uma plena felicidade e uma arrebatadora ansiedade.

Um baby blues aceso faz com que repense o que quero para a minha vida.

Com a viagem do carrossel estabilizada decido que o que quero, é estar ainda mais perto de ti. Ver-te crescer.

Traço novos planos. Os antigos já não servem. E dedico-me cada vez mais às minhas paixões. A ti bebé e ao hobbie que contigo nasceu. Um pequeno prazer que, até então desconhecia. O de criar pequenas peças únicas para ti.

Tu cresces! Ano, após ano, e o hobbie cresce contigo. Ambos ficam mais fortes, mais seguros de si.

Seguem os dois, lado a lado. Por caminhos diferentes mas sempre na mesma direção. E é aqui que vos seguro, um em cada mão. A ti minha bebé, que já não é bebé, a crescer saudável e feliz e, ao hobbie, que deixou de ser hobbie e que me faz tão realizada e feliz.

Bebé, menina, futura mulher… Ainda não sabes o poder que uma mulher tem. Aquele poder de mover montanhas quando está determinada e cheia de amor. Ainda não sabes, mas irás saber, um dia.

Mas hoje, que faz 8 anos que nasceste, só te quero agradecer. Agradecer por teres mudado a minha vida. Agradecer por ser tua mãe. Agradecer por me teres transformado numa Mulher Mãe. Obrigada!

*Quando nasce um bebé nasce tambem uma nova mulher. A mulher mãe. Com tudo o que implica, o bom, o menos bom. É um acontecimento que provoca em nós, Mulheres, o crescimento gigante que nos transforma. Este texto expressa como o nascimento de um filho pode mudar as nossas vidas. No meu caso, fez também nascer este projeto que tanto adoro, a CutxiCutxi.