Por Tia Cutxi
As férias grandes estão aí e os miúdos têm pelo menos 2 meses inteirinhos sem aulas.
Certamente que era bom que nós, pais, também pudéssemos tirar umas férias prolongadas. Mas, como isso não é possível na maior parte dos casos, há que encontrar soluções que agradem a todos.
Assim, com alguma dose de originalidade e algum jogo de cintura, é possível encontrar alternativas que aliem o divertimento à aprendizagem. Porque se é importante que eles se divirtam e sintam que estão de férias, também é importante que aprendam coisas novas enquanto se divertem.
1- Campo de férias – neste site encontra imensas sugestões;
2- Férias desportivas – faça uma pesquisa nos centros desportivos da sua área de residência;
3- Ateliês – sobretudo nas grandes cidades, já é relativamente fácil encontrar ateliês nas mais diversas áreas (ilustração, escrita, ciência, música, dança, teatro…);
4- Colónias de férias – De Norte a Sul do país, há colónias de férias que proporcionam ao seu filho uns dias cheios de aventura – veja aqui algumas sugestões.
Então, caso tenha a possibilidade de gerir a sua vida profissional com alguma liberdade e possa tê-los por perto durante alguns dias, mesmo enquanto trabalha, sugerimos-lhe as seguintes atividades para o afastar das consolas e da televisão:
– Montar uma tenda dentro de casa – tudo se consegue com umas cadeiras e uns lençóis
– Pintar pedras da praia
– Fazer uma exposição caseira com os melhores desenhos
– Fazer esculturas gigantes (de plasticina)
Aliás, no livro 365 Ideias Para Tirar o Seu Filho de Frente da Televisão encontra ainda mais sugestões.
Então, como é que costuma resolver a questão das férias dos seus filhos? Se tiver outras sugestões, partilhe-as connosco.