Por Cristele Matias
Quando falamos de parentalidade, somos “atropelados” por um sem-fim de conceitos, de modas e de teorias . A vinculação é um deles.
Mas afinal o que é isso da vinculação? O vínculo é uma corda transparente que une a figura de referência à criança. Pode ser mais ou menos seguro. Imaginemos uma linha de costura, um fio de lã ou uma corda.
O vínculo é então a ligação forte que estabelecemos com o outro e nos permite descobrir-mo-nos e descobrir o mundo. Quanto mais forte e segura a vinculação, mais positivas serão as relações que a criança estabelecerá no seu futuro. A vinculação promove uma melhor regulação emocional e empatia. Quanto mais me sinto ligado a alguém mais o tento compreender e respeitar. Não é assim?
A crença nesta vinculação é aquilo que me faz entrar em casa e ir directamente para o tapete com a minha filha. É aquilo que torna o brincar prioridade ao invés das tarefas domésticas.
O tempo que lhe dedico nunca é tempo perdido. É tempo ganho e investido. O vínculo é aquilo que promovo todos que os dias quando lhe digo que a amo ou encho de beijos. O vinculo é aquilo que me leva a mima-la sem limites, e a colocar limites sempre que necessário.
A vinculação é aquilo que criamos todos os dias, é uma espécie de monstro de algodão doce que nos engole e só faz este amor crescer mais e mais. E se algum dia ela duvidar disso, voltaremos ao tapete para brincar uma e outra vez!
Cristele