Por Vera Correia
Porquê contratar um designer de interiores?
+ POSSIBILIDADES.
O designer tem o conhecimento necessário para saber o que é possível ou não e dá-lhe ideias, estéticas e funcionais, que provavelmente não lhe passariam pela cabeça. Por exemplo: pegar em peças comuns ou antigas e dar-lhes nova vida. Com isso pode poupar dinheiro e ter uma peça original.
+ CONHECIMENTO.
O designer conhece os diferentes tipos de materiais que existem no mercado e quais as tendências na decoração.
(-) TEMPO.
O designer sabe onde poderá encontrar as peças que procura, evitando que ande de loja em loja.
+ ORIGINALIDADE.
O designer pode desenhar mobiliário à medida da sua casa e das suas necessidades.
+ VISÃO.
O designer consegue visualizar o todo e não apenas as peças isoladas. Quando não há experiência, existe o risco das suas ideias e/ou os seus gostos resultarem isoladas mas não em conjunto. O designer ajuda-o nessa conjugação.
+ EXPERIÊNCIA.
O designer ajuda-o a antecipar as suas necessidades de forma a que não corra o risco de esquecer algo essencial.Por exemplo: Deixar pontos de luz em sítios onde será necessária iluminação. Ou projectar um quarto infantil deixando-o já preparado para, que quando a criança cresça, não tenha de se fazer novamente de raiz.
+ VALOR.
Uma casa bem decorada tem mais valor no mercado imobiliário e vende-se mais rapidamente.
(-) RISCO.
Com o recurso a visulaizações 3D, o designer consegue mostrar-lhe como ficará a sua casa. Assim garante que gostará do resultado final antes de comprar o mobiliário ou fazer obras.