Quartos montessorianos, o que é e como fazer?

O Quarto Montessoriano é um quarto pensado exclusivamente para a criança, de forma a garantir-lhe autonomia e liberdade, com todos os objetos proporcionais ao seu tamanho, ao seu alcance e dentro de seu campo de visão.

A Pedagogia Montessoriana ou Método Montessori foi desenvolvida por volta de 1907, por Maria Montessori, a primeira mulher de Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e o seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizagem mais criativa. O seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão das suas capacidades. Num ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio das suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

“A curiosidade é um impulso para aprender.”
(Maria Montessori)

Imagens retiradas do Pintrest

Ideias chave para um Quarto Montessoriano:

(Não fazem parte da literatura oficial montessoriana. Fiz um resumo dos princípios com base nas minhas pesquisas)

  • Autonomia – “Ajuda-me a fazer sozinho” (Maria Montessori)
    Deixar todos os objetos ao alcance da criança faz com que ela aprenda onde as coisas estão e também onde devem ser guardadas depois. Além disso, a criança aprende a escolher suas atividades e desistir delas quando não fizer mais sentido, ou quando precisar de uma pausa para continuar a desenvolver uma habilidade.
     
  • Liberdade – “A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação.” (Maria Montessori)
    Com os objetos ao seu alcance, a criança tem a liberdade para escolher com o que brincar. É importante deixá-la experimentar de verdade essa liberdade, sem tentar direcionar qual é a brincadeira ou como ela deve ser executada. O adulto pode (e deve) demonstrar como determinados brinquedos funcionam, mas não deve interferir na brincadeira, ao dizer que está errado ou que deve ser feito de outra forma. Dê espaço à criança para brincar e aprender.
     
  • Coerência e Contexto
    Um ambiente coerente é um ambiente onde a criança sabe o que esperar e pode aproveitar. Deixe ao alcance apenas brinquedos e livros adequados para a idade da criança e em quantidade limitada. Oferecer brinquedos com os quais ele ainda não possa ou não consegue brincar, vai causar-lhe mais frustração do que o necessário e não vai permitir-lhe ter a sensação de pequenas conquistas. Por outro lado, deixar muitos brinquedos à disposição, pode confundi-lo e deixá-lo hiper estimulado.
     
  • Segurança
    É importante que as tomadas estejam tapadas, os objetos pontiagudos bem guardados e longe do alcance. Estantes e móveis precisam ser estáveis para não caírem e peças pequenas precisam ser usadas apenas com supervisão pelo risco de serem engolidas. Cuidado também com coisas altas que possam ser escaladas e provocar quedas. Deixar a criança ter autonomia é muito diferente de deixar a criança sem supervisão. É importante estar alerta para quando a criança procurar ajuda. Embora as coisas perigosas devam ser tiradas de alcance no início, podem/devem ser apresentadas à criança conforme vai crescendo. Proibir é diferente de explicar os motivos do perigo. A criança estará mais protegida se entender o porquê de não poder colocar as coisas na boca, ou subir a escada.
     
  • Organização – “A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir.” (Maria Montessori)
    A organização externa reflete a organização interna. Um ambiente organizado dará à criança a oportunidade para se organizar mentalmente, além de ensiná-lo a colocar as coisas em ordem quando parar de brincar. Para facilitar esse processo de aprendizagem, procure dividir e categorizar as coisas. Bolinhas todas num cesto, os carrinhos todos noutro cesto, as bonecas noutro, livros numa prateleira, materiais de arte em outra e assim por diante. Assim, a criança também vai saber onde fica cada coisa quando for a a hora de guardar, sem precisar necessariamente memorizar.
     

Recursos para um Quarto Montessoriano:

  • Cama Baixa: pode ser só um colchão no chão. Há também camas montessorianas, feitas de espuma ou madeira. O importante é deixá-la livre para que a criança possa deitar e se levantar quando quiser. Pode proteger as laterais para que a criança não caia, mas isso não é necessário. É importante a criança aprender os limites da cama.
     
  • Tapete confortável: o tapete serve para não deixar a criança estar diretamente no chão frio quando se levantar, mas também serve para dar mais conforto ao quarto.
     
  • Estantes baixas (preferencialmente com até 70 cm de altura): não exagere na quantidade de estantes, pois não precisa deixar disponíveis todos os brinquedos. Fazer uma selecção de brinquedos, aliás, é uma ótima prática, pois limita a quantidade, facilitando a escolha e a criança terá sempre brinquedos “novos”.
     
  • Espelho: No início, quando a criança ainda é pequena, o espelho pode ser horizontal. Quando crescer, o espelho deve ser colocado na vertical para a criança ver todo o corpinho em movimento. Crianças gostam muito de ver o rosto humano e conhecer o próprio corpo é essencial para seu desenvolvimento.
     
  • Espaço para artes/ estudo: uma mesinha com cadeira, proporcionais ao tamanho da criança.. Nesse espaço, a criança pode desenhar, criar.
     
  • Decoração minimalista: menos é mais. Isso é muito importante no quarto montessoriano, pois a criança precisa ter espaço livre para movimentar-se. Não exagere na quantidade de cores, enfeites e muito menos brinquedos (ainda estamos a trabalhar nesta fase).
     
  • Decoração dentro do campo de visão e pensada para a criança, não para adultos: pendure os quadrinhos e coloque os enfeites à altura da visão da criança. Quem precisa de olhar para eles é a criança e não o adulto 😉
     
  • Brinquedos que lhe permitam aprender a aprender: evite brinquedos com som, com muita luz, que façam tudo sozinho. Prefira brinquedos que dependem da criança para funcionar. Materiais como madeira e metal são muito mais sensoriais.
     
  • Protetor de tomadas: depois de algum tempo, o seu filho vai aprender que a tomada é algo perigoso, mas enquanto ele ainda não entende esse conceito, mantenha-as tapadas.

E o que um quarto montessoriano não deve ter?

Um quarto montessoriano não deve ter TV, computador, tablet, brinquedos que brinquem sozinhos ou que tenham muitos recursos, livros que emitam sons.
Além disso, o quarto montessoriano obviamente não deve ter coisas que tirem a segurança da criança.

Um bebé recém-nascido também pode ter um quarto montessoriano?

Sim! A necessidade do berço é algo de nossa cultura ocidental. Não é necessário e pode ser substituído por um colchão desde as primeiras semanas de vida.
Com a Leonor adoptei este sistema quando ela tinha 18 meses, desde logo vi que funcionou muito bem. A cama não é um colchão no chão, mas é baixinha e conseguia entrar e sair facilmente. A mesa e as cadeiras à medida são o ponto-chave do quarto, têm sempre os lápis e papel para desenharem quando entendem. A Leonor nunca riscou uma parede e a Matilde bem… só teve uma pequena fase (de umas 2 semanas) que quis personalizar a cama da irmã, a mesa e uma parede.
Podem ver o quarto aqui.
Referências:
Lar Montessori: De longe, O Melhor blog que já encontrei sobre o assunto!
Fotos do Pinterest.

Artigo de inspiração Montessoriana CutxieCutxie

Publicações relacionadas

Comentários

Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.