Vamos usar a Meditação para desligar o “piloto-automático”?

Por António Costa

Então, quando ouvimos falar de meditação é quase inevitável não nos chegarem ao pensamento imagens de monges com um ar tranquilo, demonstrativo de grande sabedoria. Assim, a nossa mente pode ligar a uma ou outra religião. Mas, mesmo assim a perceção de tranquilidade e sabedoria fica presente. 

Assim, de seguida a nossa mente, julgadora ou invejosa, lança uma série de razões por não termos a tal serenidade ou sabedoria. E rapidamente voltamos a ligar o nosso piloto automático, e a alimentar o nosso pensamento com uma qualquer distração. 

Então, a meditação moderna, que se dá pelo nome de Mindfulness, traz recursos aplicáveis ao mais comum dos seres humanos. Para permitir que o “Piloto Automático” seja desligado por alguns momentos do dia, permitindo assim sentir e sair do ciclo vicioso da mente

Aliás, este ciclo vicioso é provocado pela velocidade e exigência que a sociedade moderna coloca no ser humano. Uma pressão que leva a uma preocupação constante, uma ansiedade crescente, uma necessidade de distração constante. Enfim, a uma mente saltitante que não consegue parar. 

Parar.

Mas, parar, parece simples, no entanto não é. Então, ao contrário dos monges, a maior parte de nós não vive em ambientes de serenidade completa, ou rodeados de natureza

Assim, ao invés desse ambiente temos barulho de vizinhos, tarefas infindáveis, sejam profissionais ou familiares, trânsito, contas para pagar, etc…

Sem dúvida de que a meditação moderna ou Mindfulness não é nenhuma receita milagrosa para deixar de sentir preocupação, stress ou sofrimento. No entanto é aquilo que temos de mais próximo para treinarmos a nossa mente, por forma a ganharmos mais espaço para entrarem outras opções de escolha na nossa vida.

António Costa
António Costahttp://www.antoniofcosta.com
Após 20 anos a trabalhar numa entidade bancária de referência mundial, mudei de vida, e hoje dedico-me a 100%, à temática do desenvolvimento humano, orientando cursos com esse foco, no Mindfulness oriento o curso MBSR – Mindfulness based Stress Redution, workshops ao nível particular e empresarial. Hoje caracterizo-me por ser Dinamizador, Provocador, Persistente, Explorador de Personalidades, Alegre e Otimista. A minha Missão é provocar a descoberta do propósito de vida, e a minha crença é que todos têm o potencial para o atingir.

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.