Sim! As crianças também sabem pensar!

Por Rita Pires Pereira

Sim! Certamente de que as crianças também sabem pensar!

Então, pensar… é algo que nós adultos passamos a vida a fazer, por vezes até de forma exagerada e nada conclusiva não é verdade?
Assim, as crianças também pensam, também conseguem expressar-se ao contrário do que nós pensamos. Aliás, fazem-no até bem melhor que nós. E sabem porquê? Porque o fazem de forma genuína, pura e livre de outras influências fora da sua caixinha, o seu cérebro!


Aliás, nós, Pais, Educadores temos por dever dar-lhe a orientação sensorial, intelectual e emocional de que precisam para formalizar um pensamento racional e com conteúdo.
Assim, a criança deve ser estimulada desde cedo a exercitar o seu pensamento, sim! Mas não é apenas o corpo que importa, o nosso cérebro também precisa fazer ginástica e porque não começar bem cedinho?


Então, a criança deve ser incentivada a olhar o mundo à sua volta, ela deve ter o prazer de se espantar com o que vê, de ser curiosa e querer perguntar! Certamente que esta curiosidade tão própria das crianças é uma característica bem conhecida e tão bonita de se ver… No entanto, por vezes achamos exageradas as perguntas e a forma intensiva com que querem saber o PORQUÊ de tudo. Mas, é esse querer que lhes estimula o pensamento critico e que faz com que sejam mais tarde capazes de falar e expressar o que pensam e sentem!


Assim, devemos sempre dar liberdade à criança para se questionar, para duvidar, uma vez que o facto de querer conhecer e saber mais. Sem dúvida de que isto faz com que se desenvolva emocionalmente e mentalmente de forma muito mais positiva!


Os adultos não entendem nada sozinhos, e é cansativo, para as crianças, ter de estar sempre a explicar-lhes as coisas” afirma Antoine de Saint-Exupéry

  • Ler-lhes histórias e pedir-lhes que sejam eles a contá-las
  • Observar imagens e falar sobre elas, o que vêm, o que mostram, o que
    representam…
  • Criar histórias a través de imagens
  • Dar temas e pedir-lhes que façam desenhos sobre eles
  • Mostrar palavras e falar sobre elas, o que são, o que significam, criar outras da mesma família.

Então, estes exercícios vão estimular-lhes o pensamento, ajudando a desenvolver a linguagem, a escrita e toda a sua capacidade intelectual. Certamente de que este pensamento livre e estruturado vai servir de ferramenta futura para a criança melhor se expressar.
Sem dúvida de que pensar é um ato inato, inconsciente, que todos fazemos. Mas a sua orientação para uma forma positiva e racional terá sempre de ser trabalhada e quanto às crianças, só o poderemos fazer se deixarmos que sejam livres de espirito, que se possam expressar da forma que sabem, que continuem a ser tão genuínos e que nos façam sorrir das suas tão puras afirmações!

Assim, lanço aqui um desafio, perguntem aí em casa aos vossos pequenos:

“ O que é ser feliz?”

Tenho a certeza que de uma pergunta tão simples, curta e direta como esta, se irão espantar com a resposta…
Podia ser giro se as partilhassem connosco!

Rita Pires Pereira
Rita Pires Pereira
Rita, 34 anos, casada e mãe de um piratinha com 33 meses, que maravilha! Licenciada em Filosofia e com formação em Filosofia com Crianças, adoro brincar a pensar! Daqui nasceu há 6 anos o projeto com crianças, cheio de animação – o Funactive Kids. Hoje dedico-me essencialmente ao meu espaço, fazendo festinhas temáticas. Tenho espirito dedicado, vontade de criar e partilhar. Um beijinho, Rita Pires Pereira

Publicações relacionadas

Comentários

Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.