3 passos para motivação

3 passos para pores ideias em ordem

Por Mariana Matos

3 passos para pores ideias em ordem

Quando a ansiedade ataca, esta pode ser uma excelente estratégia.

Deixar ir, agarrar, ou colocar na gaveta são três compartimentos que servem de base para conseguires organizar mais facilmente as tuas ideias para perceberes que rumo tomar.

Por vezes, há momentos em que nos sentimos mais perdidas, com mil e uma coisas a acontecer ao mesmo tempo e parece que nada resulta, nada dá certo. Muitas vezes, procuramos encontrar a solução nos outros, nos próprios acontecimentos e esquecemo-nos de começar pelo básico…olhar para nós e olhar por nós.

Esta foi uma estratégia que usei para me ajudar a organizar as ideias e a vida em geral. Pode ser desafiante mas vais sentir maior leveza para tomar as decisões que precisas tomar.

Como funciona?

✨ Anota numa folha de papel tudo aquilo que te ocupa a mente: o que te está a preocupar, o que te causa ansiedade, o que queres concretizar…

✨ Noutra folha vais organizar as ideias anteriores no respetivo compartimento:

 *DEIXAR IR

Será, talvez, o mais desafiante. Implica desapego em consciência, ou seja, que este “deixar ir” fique resolvido. Liberta-te do que te está a pesar, do que te afasta de teres a vida que desejas!

Depois de tomadas as decisões, segue em frente. Se algo tiver que voltar, voltará e o que não voltar é porque realmente não acrescenta nada. Faz-te sentido?

*COLOCAR NA GAVETA

Aqui vais deixar as ideias a que vais voltar mais tarde (não é algo que te pese para deixares ir e ainda não é o momento para agarrar).

Por exemplo, fazer aquela compilação de receitas que andas a adiar, a informação que recebeste com uma oportunidade de rendimento extra, aquelas mil e uma ideias que te surgem para expandires o teu negócio…

*AGARRAR

Pois, não tem muito que enganar! Aqui vais incluir as ideias e oportunidades que vais agarrar já! 

Coloca o teu foco deste compartimento, trazendo o que queres acrescentar à tua vida, negando o que não queres e repescando “ideias da gaveta”.

Seja uma relação, seja uma oportunidade de negócio, seja um hobbie ou um hábito da tua rotina… avalia: em que compartimento o vou incluir?

Em 3 passos:

1. Anota tudo o que ocupa a mente

2. Organiza pelos 3 compartimentos – deixar ir, agarrar ou colocar na gaveta

3. Manter as ideias organizadas – mantém o foco no queres agarrar no momento, o que deixaste ir ficou para trás, avaliação frequente.

Vamos a isso? Partilha as tuas dúvidas se poder ajudar.