3 passos para pores ideias em ordem

Por Mariana Matos

3 passos para pores ideias em ordem

Então, quando a ansiedade ataca, esta pode ser uma excelente estratégia.

Mas, deixar ir, agarrar, ou colocar na gaveta são três compartimentos que servem de base para conseguires organizar mais facilmente as tuas ideias para perceberes que rumo tomar.

No entanto, por vezes, há momentos em que nos sentimos mais perdidas, com mil e uma coisas a acontecer ao mesmo tempo e parece que nada resulta, nada dá certo. Aliás, muitas vezes, procuramos encontrar a solução nos outros, nos próprios acontecimentos e esquecemo-nos de começar pelo básico…olhar para nós e olhar por nós.

Assim, esta foi uma estratégia que usei para me ajudar a organizar as ideias e a vida em geral. Mas pode ser desafiante mas vais sentir maior leveza para tomar as decisões que precisas tomar.

Então, como funciona?

✨ Anota numa folha de papel tudo aquilo que te ocupa a mente: o que te está a preocupar, o que te causa ansiedade, o que queres concretizar…

✨ Noutra folha vais organizar as ideias anteriores no respetivo compartimento:

 *DEIXAR IR

Mas será, talvez, o mais desafiante. Implica desapego em consciência, ou seja, que este “deixar ir” fique resolvido. Então, liberta-te do que te está a pesar, do que te afasta de teres a vida que desejas!

Depois de tomadas as decisões, segue em frente. No entanto, se algo tiver que voltar, voltará e o que não voltar é porque realmente não acrescenta nada. Faz-te sentido?

*COLOCAR NA GAVETA

Certamente que aqui vais deixar as ideias a que vais voltar mais tarde (não é algo que te pese para deixares ir e ainda não é o momento para agarrar).

Assim, por exemplo, fazer aquela compilação de receitas que andas a adiar, a informação que recebeste com uma oportunidade de rendimento extra, aquelas mil e uma ideias que te surgem para expandires o teu negócio…

*AGARRAR

Pois, não tem muito que enganar! Aqui vais incluir as ideias e oportunidades que vais agarrar já! 

Coloca o teu foco deste compartimento, trazendo o que queres acrescentar à tua vida, negando o que não queres e repescando “ideias da gaveta”.

Seja uma relação, seja uma oportunidade de negócio, seja um hobbie ou um hábito da tua rotina… avalia: em que compartimento o vou incluir?

Em 3 passos:

1. Anota tudo o que ocupa a mente

2. Organiza pelos 3 compartimentos – deixar ir, agarrar ou colocar na gaveta

3. Manter as ideias organizadas – mantém o foco no queres agarrar no momento, o que deixaste ir ficou para trás, avaliação frequente.

Vamos a isso? Partilha as tuas dúvidas se poder ajudar.

Mariana Matos
Mariana Matoshttp://marianamatos.com/
Sou a Mariana. Sonhadora, Criativa, Organizada. Uma mente que procura constante conhecimento em diferentes áreas de interesse que são uma ajuda ao meu crescimento pessoal mas também ao dos que me rodeiam. Licenciei-me em Educação de Infância e essa continua a ser uma área apaixonante para mim. Entretanto outra paixão foi desperta e tornei-me Coach Life Designer, uma nova perspetiva e novas ferramentas para desenhar a vida que desejo… e também uma ferramenta para ajudar quem deseja o mesmo! Foi então que percebi que podia aliar a minha paixão pela infância, a vontade de possibilitar às crianças o acesso a ferramentas que os ajudem a ser mais fortes e as minhas competências de Coach e Life Design. As crianças de hoje são os jovens e adultos de amanhã e podemos começar já a criar condições para que sejam seres mais fortes de forma integral, nas diferentes áreas da sua vida. E, com as ferramentas, conhecimentos e competências que fui reunindo sei que é possível ajudá-las!

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.