Descobre a tua motivação inabalável

Por LeonilaH

Descobre a tua motivação inabalável

Sem dúvida de que este artigo pretende pôr-te a pensar crítica e conscientemente nas razões pela qual tu fazes o que fazes. Assim, adquirindo essa capacidade e treinando-a diariamente, conseguirás toda a motivação que necessitas em qualquer área da tua vida.

Aliás, sempre que escolhemos fazer algo, existe uma razão por trás. Mas, por norma tens 4 possíveis razões: uma necessidade tua, uma consequência pretendida, um benefício adquirido, um benefício dado.

Identifica qual a tua razão e usa-a como motivação para a acção!

O que fazes por necessidade?

Assim, mesmo que não tenhas consciência disso, a maior parte das tuas ações são motivadas por necessidade. Trata-se de coisas tão simples como respirar, comer, descansar.

Mas, como é que te ajuda teres consciência das acções que fazes inconscientemente?

Então, ao dares atenção às tuas necessidades conferem-lhe a importância que merecem. Mas, se não deres prioridade aquilo que necessitas, não conseguirás motivar-te para o que queres.

Certamente que um momento de descanso, uma refeição ponderada, uma pausa para o café não são desperdício de tempo. São momentos de restabelecimento que tanto precisas como mereces.

O que fazes por consequência?

O facto de sermos seres sociáveis faz com que comuniquemos tendo em conta a expectativa de reacção. Ou seja, muitas vezes ages de acordo com a reacção esperada dessa acção. Um simples “obrigada” vem com a expectativa de um de nada.

O trabalho por conta de outrém vem com a expectativa de retorno monetário. O trabalho por conta própria vem com a expectativa de liberdade de horário. 

Quando tens em mente o retorno das tuas acções, até as chatas se tornam parte grata do processo.

O que fazes por benefício próprio?

Nem sempre precisas de motivação para fazer a contabilidade da empresa ou entregar o projecto ao chefe. Por vezes até arrumar a cozinha ou pôr a roupa a estender parece uma tarefa hercúlea.

Estas são as actividades que fazes para benefício próprio, só tens de compreender qual. A rotina da casa não tem como benefício o chão limpo, tem como benefício o sentimento que te proporciona. O que recebes é a tranquilidade do ambiente, a clareza de objectivos ou aquela sensação que agora sim consegues pensar.

Reconhece como o que fazes te faz sentir e age motivada para isso, não pela norma social do que deves fazer.

O que fazes por benefício alheio?

Por fim tens as acções que fazes pelos que amas. Estas por norma parecem deveres mas são na verdade escolhas. Reconecta-te com o sentimento da primeira vez que as fizeste e estarás sempre motivada.

Aquele primeiro jantar de casada, a primeira boleia ao teu filho, a vez que finalmente os teus pais deixaram que tu tomasses controlo. É desse sentimento que vem a força para continuares. Porque na verdade não é chato porque já fizeste mil vezes antes ou não te apetece fazer agora. Torna-se chato quando o fazes porque achas que deves.

Relembra porque o escolhes-te fazer pela primeira vez e motiva-te para todas as que virão.

LeonilaH, Life Designer e Coach

Lê mais de LeonilaHhttps://tribocutxi.com/?s=leonila

Publicações relacionadas

Comentários

Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.