Novo ano à vista ou mais do mesmo?

Por Mariana Matos

Novo ano à vista ou mais do mesmo?

Estejas a ler este artigo em dezembro, em janeiro ou em qualquer mês do ano… a mensagem será sempre válida!

Normalmente o final do ano é caracterizado por resoluções, projetos, um traçar de objetivos que acreditamos piamente que vamos levar avante.

Sim, é essencial planear, saberes para onde queres ir, onde queres chegar. Mas de nada serve se os planos não saírem do papel ou se delineares objetivos e metas tão “irreais” que, provavelmente, ao fim de algum tempo já esqueceste e perdeste o ânimo para as levar avante.

Quantas vezes definiste o início o ano como o momento da mudança? Quantas vezes levaste esse plano até ao fim? Qualquer altura do ano é boa para criares os teus objetivos, não esperes pelas resoluções de ano novo. Além disso, deves fazer uma avaliação periódica para perceber o que falta, o que pode ser mudado, o que deixou de fazer sentido e precisa de alguns ajustes. Só sabendo para onde queres ir é que conseguirás lá chegar. Concordas?

Para criares objetivos é necessário teres em atenção alguns aspetos. Há diferentes formas de traçares os teus objetivos mas vou partilhar os pontos mais básicos. Já ouviste falar em objetivos SMART (sigla em inglês)?

  • Específico – deve mencionar exatamente as características do que queres alcançar.
  • Mensurável – consegues definir datas, tempos, quantidades. Será uma forma de saberes que alcançaste o que pretendes
  • Alcançável – de certa forma, realista. Se um objetivo te parece “demasiado ambicioso” então transforma-o em pequenos objetivos (como se de metas intermédias se tratassem)
  • Relevante – que impacto terá o teu objetivo na tua vida e na dos que te rodeiam?
  • Tempo – é essencial que definas tempos: quando queres alcançar esse objetivo? 

Esta é uma fórmula básica que pode ser trabalhada nas sessões de Coaching e Life Design para te ajudar a potenciar as competências que já tens!

Acima de tudo, compromete-te contigo própria. Estabelece objetivos para os quais sintas ânimo a trabalhar. Pede ajuda sempre que te sentires perdida ou sem rumo.

Calendário CutxiCutxi 2020 com espaço para escrever

Uma ferramenta que me ajuda, e que também te pode ser útil, é ter um calendário com vista anual/mensal. Nele anotas as datas limite para o cumprimento dos teus objetivos e as datas intermédias das ações que são necessárias para lá chegar.  

Costumas traçar objetivos e revê-los periodicamente?

Mais de Mariana Matos