Deixei de fazer muita coisa devido à falta de confiança e tu?

Por Vanessa Nunes

Então, saber que tenho um propósito mudou a minha vida. 

Mas por vezes sinto-me uma fraude, sabes? 

Sem dúvida que desde que me lembro sempre fui uma miúda tímida, envergonhada, descrente de mim. Assim, esses sentimentos estiveram comigo toda a minha vida, umas vezes mais fortes que outras mas sempre aqui comigo. No entanto, sempre fui corajosa. Mas com falta de confiança nas minhas capacidades. 

Sabes, com 15 anos, tive uma depressão, lembro-me que na altura afectou-me realmente. Mas fez-me perceber que não queria viver uma vida em sofrimento interior. O que por sua vez, fez-me criar uma carapaça, que me ajuda a não sentir as coisas, e essa carapaça ajudava-me (e ainda ajuda) a não sentir nada e vivi assim anos. 

Então, quando entrei neste mundo do desenvolvimento pessoal, inevitavelmente, mudei e ganhei consciência de diversas coisas. Assim, sem eu querer, esses muros começaram a ser demolidos. Aliás, voltar a sentir, voltar a confiar, dói. Dói curar mágoas, feridas. Mas é necessário para o nosso desenvolvimento enquanto pessoas. quanto mais aprendemos melhores somos (connosco e com os outros). 

Assim, muitas vezes queremos mudanças de um dia para o outro mas tudo tem o seu tempo. No entanto, neste último ano, as inseguranças tem surgido, e em grande e comecei a questionar. 

Como poderei ajudar outros se nem a mim me aceito e consigo ajudar? 

No meu caso, a minha falta de confiança estava (e está) a prender-me e a impossibilitar de avançar e colocar o meu propósito em acção. Antes de saber, qual era o meu propósito em concreto, já o colocava em prática, então o que mudou? a consciência de tal. 

Comecei a sentir um fardo, a sentir que precisava de saber mais para ser mais autêntica mas percebi que não, tudo o que eu preciso já está em mim, o resto desenvolve-se com tempo. ( mas chegar a esta linha de tempo, foi muito muito desafiante) 

Imagina o seguinte: 

  • Tens medo, não colocas em prática, não ganhas consciência, não alcanças. 

O que isso nos traz? Mais insegurança. 

A questão da falta ou não de confiança é muito dúbia mas é importante aceitarmos tudo o que nos caracteriza, aceitarmos as fraquezas, os medos, aceitarmos o que temos no momento para avançarmos. 

Deixei de fazer muita coisa devido à falta de confiança e tu? 

Se estás num momento em que sentes que precisas de mais, experimenta avançar. Não sabe o que te falta? faz um brainstorm contigo mesma mas não deixes de fazer. Existe sempre mais que uma solução para tudo. 

O nada é que não nos leva a lado nenhum e temos de acreditar em nós, nós somos capazes de alcançar e lutar pelo que queremos. 

Eu acredito em ti e tu acreditas? .

Publicações relacionadas

Comentários

Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.