Afinal o que é isso de vinculação?

Por Cristele Matias

Quando falamos de parentalidade,  somos “atropelados” por um  sem-fim de conceitos,  de modas e de teorias .  A vinculação é um deles.

Mas afinal o que é isso da vinculação?  O vínculo é uma corda transparente que une a figura de referência à criança.  Pode ser mais ou menos seguro.  Imaginemos uma linha de costura,  um fio de lã ou uma corda. 

O vínculo é então a ligação forte que estabelecemos com o outro e nos permite descobrir-mo-nos e descobrir o mundo.  Quanto mais forte e segura a vinculação, mais positivas serão as relações que a criança estabelecerá no seu futuro.  A vinculação promove uma melhor regulação emocional e empatia.  Quanto mais me sinto ligado a alguém mais o tento compreender e respeitar.  Não é assim?

A crença nesta vinculação é aquilo que me faz entrar em casa e ir directamente para o tapete com a minha filha.  É aquilo que torna o brincar prioridade ao invés das tarefas domésticas. 

O tempo que lhe dedico nunca é tempo perdido.  É tempo ganho e investido.  O vínculo é aquilo que promovo todos que os dias quando lhe digo que a amo ou encho de beijos.  O vinculo é aquilo que me leva a mima-la sem limites,  e a colocar limites sempre que necessário.

A vinculação é aquilo que criamos todos os dias,  é uma espécie de monstro de algodão doce que nos engole e só faz este amor crescer mais e mais.  E se algum dia ela duvidar disso,  voltaremos ao tapete para brincar uma e outra vez!

Cristele

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.