3 dicas para harmonia familiar na hora das refeições

Por Diana Seguro

Tudo o que os pais querem é ter refeições tranquilas, por isso deixo 3 dicas para harmonia familiar na hora das refeições, sem o stress de ouvirem os filhos a berrar porque não gostam de brócolos ou não gostam da comida x ou porque insistimos 500 vezes para comerem, certo? Para isso, existem alguns truques que utilizei/utilizo e que te vou passar, para te ajudar a teres refeições mais harmoniosas.

Uma das regras base, que para mim, me ajudou a ultrapassar estas alturas com tranquilidade, foi ter sempre em mente que à minha frente não estava só uma criança, mas sim, um ser humano que, tal como eu, também tem os seus dias, os seus desejos e vontades. Ora se me apresentarem um prato que não me apetece comer, provavelmente vou comer outra coisa. Então porque é que as crianças não podem ter vontades?

1. Será que não gosta?

Umas vezes desistimos à primeira, outras insistimos mais do que devíamos. Para gostarmos de um alimento, precisamos de o experimentar pelo menos 8 vezes. Não precisam de ser seguidas, mas pelo menos colocar à frente para tentar comer. Quando insistimos devemos reparar se a criança tem vómitos (aí não insistir, pois é um sinal de alerta do organismo), se tem fome (por vezes andam sempre a petiscar) ou se simplesmente não lhes apetece. Se já comeram outras vezes e naquele dia não querem, temos de tentar perceber o porquê.

2. Ajuda dos mais pequenos!

Os mais pequenos gostam de se sentir úteis e de ajudar e nesse sentido, podemos jogar a nosso favor. Quando nos ajudam a preparar as refeições e posteriormente as comem, se lhes dermos enfase de que está muito bom porque eles ajudaram, muitas das vezes comem por essa razão. Não precisam propriamente de cortar legumes, mas o simples lavar legumes já lhes alegra o dia.

3. Será que passam fome?

Nós pais, temos sempre tendência para achar que os nossos filhos comem pouco. Para contornar essa situação, o que fazemos??? Enchemos o prato e obrigamos a comer. Nada mais assustador para uma criança. Ao contrário dos adultos, as crianças comem até estarem satisfeitas e isso significa comerem pouco. Lembrem-se que o estômago de uma criança é de o tamanho do punho deles, cerrado. Desde que tenham variedade de alimentos, por forma a obterem todos os nutrientes necessários, a quantidade são eles que devem ditar.

Espero que estas dicas te sejam úteis e que mantenham a harmonia familiar na hora das refeições.

Tens mais alguma dica que possa contribuir para harmonia familiar na hora das refeições para partilhar?

Beijinhos, Diana

Vê mais artigos da Diana Aqui

Publicações relacionadas

Comentários

Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.