O AMOR NÃO SE DIVIDE, MULTIPLICA-SE…

por: Vanda Gato

O AMOR NÃO SE DIVIDE, MULTIPLICA-SE…

Cada um de nós é um e ao mesmo tempo pertencemos a um meio comum, a isto chamamos Família, aquela que herdámos ou aquela que foi escolhida. Aprendemos neste meio a relacionarmo-nos em competição ou em colaboração.

Os filhos aprendem este viés da questão na sua relação de irmãos. Os irmãos são uma estimulação extra, um bónus em ação, espontânea e genuína. Mas atenção, está longe de ser perfeita…

O ciúme, a competição e a raiva gerada pelos conflitos são sentimentos que devem ser validados não para estabelecer um vencedor ou um vencido mas porque somos humanos e estamos todos em crescimento.

Os irmãos compartilham coisas que mais ninguém consegue compartilhar, ensinam-nos a nossa relação com o outro, a relação muito próxima com aquilo que é semelhante mas é diferente, com o que parece que às vezes vem ocupar o nosso lugar mas vem sobretudo trazer-nos outros lugares para a nossa vida.

Ilustração de Vanda Gato

O vínculo entre irmãos é daqueles que pode durar uma vida inteira, é aquele que na cumplicidade se vai renovando e renascendo, embora possa haver fraturas e rupturas.

Quando nasce um irmão, a criança tem direito a questionar-se sob a necessidade desta nova existência, afinal de contas “ela não pediu nada”. Este é o trabalho árduo de equilíbrio que alguns pais têm de fazer, multiplicar a atenção, a tolerância, a aceitação, o carinho e o amor. Porque todos têm o seu lugar, as suas necessidades e interesses, o seu tempo e o seu ritmo que devem ser respeitados. Muitos pais voltam-se imediatamente para aquilo que é novo, ou seja para o elemento mais precoce porque lhe designam mais vulnerabilidade, não é verdade… A maior vulnerabilidade pode ser somente o contacto com a perda da identidade de filho para um pai e uma mãe.

A maior dádiva que podemos dar aos nossos filhos é ensinar-lhes a compaixão na relação com o outro e consigo, e praticar a dádiva sagrada de ver, cada um dentro de todos e todos dentro de cada um, em amor, alegria, gratidão e plenitude.

Para os irmãos que também estão a nascer dentro da minha casa.

Com carinho

✨
❤️

Vanda Gato
#mumycat#babymauro#catsurufamily

O AMOR NÃO SE DIVIDE, MULTIPLICA-SE…

Publicações relacionadas

Comentários

Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.