5 Dicas – Viajar no Carnaval

5 Dicas  para Viajar no Carnaval

por: Rute Iris

O Carnaval já passou mas lembre-se da principal dica para poupar – Planear com antecedência!

Veja os 5 melhores destinos para viajar nesta altura e comece a preparar a máscara para o ano que vem!

  1. Rio de Janeiro

Sim, o Rio é o primeiro e o principal destino de Carnaval por todas as razões: tem alegria e muita folia, música e samba no pé, muito calor e praias maravilhosas, desfiles e blocos animados nas ruas, sendo mesmo esta a cidade onde tiveram lugar os primeiros bailes de Carnaval brasileiros (século XVII).

Claro que também é o destino mais caro nesta altura do ano por isso comprar as viagens com antecência, não viajar nos dias de festa nem reservar um hotel que seja na primeira linha de praia são as regras fundamentais para poupar para este Carnaval. Mas siga a 5 Dicas para Viajar no Carnaval.

São quatro dias de festa (de sábado a 3a feira) sendo que os dois maiores desfiles ocorrem no domingo e na 2a feira e aos quais assistem dois milhões de pessoas.

O Sambódromo do Marquês de Sapucaí é o spot principal onde decorrem estes desfiles de cerca de duzentas escolas de samba e  onde ainda tem a possibilidade de  fazer parte do desfile pois são bem vindos os turistas que queriam participar com as escolas, bastando para isso se inscreverem no site www.rio-carnival.net e escolherem a sua fantasia! Ah, e existe também uma grande possibilidade de se encontrar com artistas e jogadores famosos nas bancadas pois também eles não perdem este Carnaval carioca.

5 dicas para poupar no carnaval
5 dicas para poupar no carnaval

No entanto, se não conseguir bilhetes para ver os desfiles (até porque são bem caros) não se preocupe! Existem mais de 400 blocos de Carnaval a desfilarem pelas ruas brasileiras, sendo que a festa é de graça começando bem cedo e durando o dia todo.

Mas se o Rio de Janeiro for demais para o seu orçamento tem outros destinos brasileiros também com grandes festas de Carnaval como Salvador da Bahia – considerado até o Carnaval mais animado do Brasil!

São vários trios eléctricos a passarem nas avenidas principais da cidade com famosos músicos baianos – como Ivete Sangalo – aos quais todos os anos assistem à volta de um milhão de turistas.

  • Veneza

O Carnavale de Veneza é a mais famosa festa italiana e também a mais antiga (a primeira comemoração data do século XII), sendo também, neste caso, o oposto do Carnaval brasileiro.

Por exemplo, em vez de um grande desfile com escolas de samba são realizadas várias festas privadas e bailes de máscaras em hotéis e restaurantes bem como procissões de gôndolas enfeitadas pelos canais de água da cidade. Existem também  animações pelas ruas de companhias de mascarados italianas.

Outra grande diferença é o facto do Carnaval brasileiro ter a duração de 4 dias, enquanto que o Carnaval veneziano tem a duração de quase 20 dias (!) com várias festas espalhadas pela cidade e ilhas próximas e ainda um concurso no fim para a melhor máscara de Veneza em que qualquer um pode participar inscrevendo-se no site www.carnaval-venezia.com .

As máscaras utilizadas em ambos os carnavais também são bem diferentes, sendo que ao contrário do Brasil onde são famosos os trajes reduzidos e coloridos ( devido também ao clima ser diferente e bem quente), em Veneza utilizam-se trajes clássicos da época renascentista, bem como máscaras feitas de papel maché a cobrir a cara. Pode inclusivamente alugar estes fatos no local e comprar as máscaras nas feirinhas de rua ficando depois com elas como souvenir.

Beautiful carnival masks – Venice, Italy displayed on black.

Mas se o seu orçamento não der para comprar bilhetes para os bailes de máscaras (que andam à volta dos 300 euros) – não desanime! As principais comemorações são de graça e ocorrem na mais famosa praça de Veneza – a Praça de São Marcos – e também no Grande Canal – o principal canal de água da cidade.

A cidade de Veneza que já é uma cidade romãntica, nesta altura fica digna de um filme, toda iluminada e enfeitada segundo os costumes tradicionais venezianos da época e, apesar de bem diferente do Carnaval brasileiro, é igualmente única de se ver.

  • Nova Orleães

Esta é uma das festas mais conhecidas dos Estados Unidos, sendo mais conhecida pelo mundo como festa do “Mardi Gras” (ou 3a feira Gorda) atraindo cerca de 250 mil pessoas à cidade.  O Mardi Gras é também o festival que mais tempo de duração tem, iniciando as comemorações a 6 de Janeiro com desfiles e danças de mascarados.

Esta festa com raízes caribenhas tem como cores principais  das comemorações o verde, amarelo e o roxo as quais simbolizam a fé, o poder e a justiça respectivamente.

Uma das principais atracções desta festa são os famosos colares de contas (os “beads”) os quais são distribuídos durante o desfile pelos mascarados dos carros alegóricos, sendo o objectivo final  possuir o maior número de colares ao pescoço possível.

  • Colômbia

O Carnaval de Barranquilla foi declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2003 pela UNESCO e é considerado o segundo maior Carnaval do mundo.

Esta festa tem a duração de 4 dias (de sábado a 3a feira) e inicia-se com a famosa “Batalha das Flores” em que carros alegóricos todos cobertos de flores desfilam pelas ruas em competição.

No entanto, as comemorações começam bem antes com o desfile de crianças mascaradas, seguido da festa da coroação da Rainha do Carnaval e ainda a realização de um grande concerto de música com a participação de músicos famosos como Marc Anthony.

É uma festividade considerada já antiga tendo sido trazida pelos conquistadores espanhóis para o novo mundo  mas com raízes africanas nas suas músicas e danças.

  • Disneyland Paris

Qual o único lugar do mundo onde miúdos e graúdos podem andar mascarados de princesas ou super heróis todos os dias do ano? – Só nos parques da Disney claro!

Para mim é um dos melhores destinos para se viajar no Carnaval com os mais pequenos! Podemos andar mascarados (incluindo os pais!), também têm desfiles e é melhor especialmente se vamos viajar com crianças. Para além disso, é bem mais barato do que ir na altura da Páscoa. Aliás, o site da Disney já dispõe das tarifas para o próximo ano e se reservar até outubro ainda tem um desconto de 15% a 25% com oferta de meia pensão!

Por isso aproveite o fim de semana prolongado que o feriado de Carnaval proporciona pois as escolas costumam fechar e não se esqueça que para poupar tem de levar os fatos de princesa de casa pois nos parques da Disney costumam bem mais caros.

Agora comece já a sonhar com o próximo Carnaval, que no próximo ano será no dia 25 de fevereiro, escolha o destino que mais gosta e lembre-se – reserve com antecedência!

Se gostou do artigo 5 dicas para Viajar no Carnaval, conheça também 5 Dicas – Poupar para Viajar

Rute Íris
Rute Íris
Assistente de bordo. Mãe. Mulher. Sou tudo isto baralhado e virado ao contrário. O meu nome é Rute e sou Assistente de Bordo há quase 12 anos e Mãe de duas princesas há quase 6. Já percorri 5 continentes e conheci mais de 30 países e enquanto ando nesta roda viva de voos e fraldas percebi que talvez a minha missão na vida além de ser mãe seria poder ajudar outros a orientarem-se por este mundo , dentro e fora do avião, com ou sem miúdos atrás, através de palavras, dicas e sugestões que irei partilhar para tornar uma futura viagem o menos stressante e o mais divertida (e poupada) possível. Ao viajar aprendi várias verdades: de que uma  boa viagem é melhor do que um bom psicólogo, de que o mundo é bem mais pequeno do que parece e de que todas as culturas por mais diferentes que sejam têem todas um fator em comum - o amor incondicional pelos filhos. E mesmo eu estando sempre entre viagens e barbies tenho sempre um bocadinho para escrever e partilhar este meu mundo com vocês - basta seguirem-me  pelo meu Instagram  --> Rutiris

Publicações relacionadas

Comentários

Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.