5 Frases que ouvi – na perspetiva de quem sonha ser mãe!

Olá Cutxi!

Se tens acompanhado as minhas partilhas nesta tribo fantástica percebeste que há dois temas que me são muito queridos e próximos – o Coaching Educativo e o mundo da infertilidade e perda gestacional. Daí ter vontade de falar de ambos e fazer chegar até ti a mensagem de que podemos sempre fazer mais e encontrar as respostas que necessitamos.

No artigo de hoje partilho contigo algo que vivi e ainda vivo, fruto da nossa sociedade e do que “é suposto” enquanto mulheres.

Antes de chegar à perda gestacional e a toda a roda viva de emoções há todo um percurso [que julgamos será o normal]. À medida que o tempo vai passando e os resultados que desejamos não chegam tudo começa a ter um impacto ainda mais forte e pesado. Hoje convido-te a refletir nas frases que já ouvimos [e até que possivelmente já dissemos, qual protótipo estabelecido pela sociedade]. Frases carregadas de pressão social e de desconhecimento e empatia pela nossa realidade.

A sociedade em geral não tem culpa. Falta informação, falta empatia, falta compreensão pelo mundo do outro e que desconhecemos. Chamei “não mães” pois são todas as Mulheres que por opção, porque ainda não conseguiram ou por outro motivo não são mães ou optaram não o ser. Este texto é na primeira pessoa e por isso os comentários que faço são na perspetiva de quem sonha ser mãe. Mas as afirmações, essas, continuam a ter impacto na mente de quem as ouve, seja qual o motivo porque não são mães.

Foi quando dei por mim envolvida nesta viagem da (in)fertilidade que tive mais consciência destes aspetos. Daí, volto a frisar… a sociedade não tem culpa, simplesmente não está educada/sensibilizada para estas questões.

Destaquei apenas estes 5 exemplos mas poderia mencionar outros. Noutro texto partilharei contigo as frases que passei a ouvir após a minha perda gestacional e que nenhuma Mulher quer e precisa ouvir.

O que ouvi, continuo a ouvir e tu provavelmente também já ouviste:

“Falas assim porque não és mãe. Queria ver se estivesses no meu lugar”

[…como eu adorava poder estar “no teu lugar”]

“Se tivesses filhos não conseguias ter a casa sempre arrumada”

[…ter brinquedos espalhados pelo chão da sala faz parte dos meus sonhos!]

“Estás à espera de quê para ter bebés?”

[…só estava à espera que perguntasses. Vou já tratar disso!]

“Sabes que já não vais para nova e o corpo não perdoa!”

[…realmente. Só estou a tentar nos últimos 10 anos. Talvez devesse ter começado logo aos 15]

“Ai… já nem me lembro a última vez que fui ao cinema com o marido”

[…há momentos para tudo com equilíbrio. Eu adorava ter tardes de cinema com desenhos animados e pipocas ou umas bolachinhas caseiras!]

Identificas-te com alguma destas frases? Tal como eu, já deste por ti a querer dar uma resposta torta? Eu sei, não são ditas por mal. São ditas de forma natural e inconsciente, sem pensar exatamente no impacto que pode ter no dia de quem as ouve.

Vamos espalhar mais informação para que, cada vez mais, a sociedade esteja informada e consciente?

* * *

pequenas Mudanças. grande transforMação

Por Mariana Matos

5 frases que ouvi

Mariana Matos
Mariana Matoshttp://marianamatos.com/
Sou a Mariana. Sonhadora, Criativa, Organizada. Uma mente que procura constante conhecimento em diferentes áreas de interesse que são uma ajuda ao meu crescimento pessoal mas também ao dos que me rodeiam. Licenciei-me em Educação de Infância e essa continua a ser uma área apaixonante para mim. Entretanto outra paixão foi desperta e tornei-me Coach Life Designer, uma nova perspetiva e novas ferramentas para desenhar a vida que desejo… e também uma ferramenta para ajudar quem deseja o mesmo! Foi então que percebi que podia aliar a minha paixão pela infância, a vontade de possibilitar às crianças o acesso a ferramentas que os ajudem a ser mais fortes e as minhas competências de Coach e Life Design. As crianças de hoje são os jovens e adultos de amanhã e podemos começar já a criar condições para que sejam seres mais fortes de forma integral, nas diferentes áreas da sua vida. E, com as ferramentas, conhecimentos e competências que fui reunindo sei que é possível ajudá-las!

Publicações relacionadas

Comentários

    • Olá Cristiana, o teu comentário escapou-me.

      A que te referes ser tão difícil? A perda, a infertilidade ou a aceitação da sociedade que não há “percursos normais”? Adorava conversar mais um.pouco contigo sobre o tema se desejares 😊

      Beijinho,
      Mariana Matos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.