“Como foi a escola?” – a pergunta que NÃO deves fazer!

Por Mariana Matos

No dia a dia caímos muitas vezes na rotina e esquecemos pequenos detalhes que podem fazer tanta diferença.

A comunicação com os teus filhos é um fator fundamental para a harmonia familiar mas também para o crescimento saudável e integral daquele ser em desenvolvimento. 

Sem nos darmos conta, muitas vezes caímos na rotina e não paramos para escutar de verdade. Entra-se em modo “questionário” básico, quando há tantas outras questões que podemos colocar para estarmos de facto conectados, ao mesmo tempo que promovemos outras competências na criança. 

– “Como foi a escola?”

– “Correu bem!”

Então, quais as perguntas que podes fazer em vez de: “Como foi o teu dia?”

– O que fizeste de mais divertido?

– Com quem brincaste no recreio?

– Qual foi a atividade/disciplina que mais gostaste hoje?

– Quem te fez sorrir?

– Alguém te fez sentir triste?

– Qual foi a maior dificuldade/desafio?

– O que aprendeste de novo hoje?

– O que gostavas de ter aprendido melhor?

– O que gostavas de ter feito diferente?

– Alguma coisa te fez sentir assustado?

– Aprendeste alguma história/canção nova? Ensinas-me?

– O que te deixou mais orgulhoso?

– Qual foi a coisa mais difícil que tiveste que fazer hoje?

– Se pudesses repetir o dia o que gostarias de fazer diferente?

Naturalmente, algumas destas sugestões deverão ser adaptadas à idade das crianças e serão excelentes formas de comunicar com a criança e perceber o que está a sentir e ajudá-la a refletir sobre o seu dia.

Com a pressa do dia a dia, raramente paramos para avaliar o nosso dia. Perceber os motivos pelos quais podemos estar gratos. Percepcionar as nossas emoções e a forma como as gerimos no momento. Refletir sobre as aprendizagens. Sobre o que correu bem e o que podíamos fazer diferente para melhorar.

Somos assim, nós os adultos. E acabamos por transmitir esse ritmo às nossas crianças. É importante parar e dar-lhes tempo para fazerem esta reflexão. E estas pequenas questões podem ajudar e ser um excelente ponto de partida.

Vamos começar hoje a transformar os adultos de amanhã? 


Sugestão de artigos CutxiCutxi para Crianças Aqui

Mais Artigos da Mariana Matos

Mariana Matos
Mariana Matoshttp://marianamatos.com/
Sou a Mariana. Sonhadora, Criativa, Organizada. Uma mente que procura constante conhecimento em diferentes áreas de interesse que são uma ajuda ao meu crescimento pessoal mas também ao dos que me rodeiam. Licenciei-me em Educação de Infância e essa continua a ser uma área apaixonante para mim. Entretanto outra paixão foi desperta e tornei-me Coach Life Designer, uma nova perspetiva e novas ferramentas para desenhar a vida que desejo… e também uma ferramenta para ajudar quem deseja o mesmo! Foi então que percebi que podia aliar a minha paixão pela infância, a vontade de possibilitar às crianças o acesso a ferramentas que os ajudem a ser mais fortes e as minhas competências de Coach e Life Design. As crianças de hoje são os jovens e adultos de amanhã e podemos começar já a criar condições para que sejam seres mais fortes de forma integral, nas diferentes áreas da sua vida. E, com as ferramentas, conhecimentos e competências que fui reunindo sei que é possível ajudá-las!

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.