Hambúrgueres de Feijão Azuki – a receita

Por Susana Cigarro – Flavor Factory.Pt

Desde há alguns anos que tenho vindo a evitar todo o tipo de grão e feijão, porque sentia sempre um desconforto na digestão. Evitava o consumo de vários pratos, que chegava a cozinhar a outras pessoas.

Quem segue uma alimentação vegetariana, tem nestes produtos a fonte de proteínas necessária, e ao falarem-me deste tipo de Feijão, o Azuki, não perdi tempo em experimentar.

O feijão Azuki é bem nutritivo e facilmente digerível, mas o ideal sera sempre, demolhar de um dia para o outro (mais ou menos 12h), não utilizando a água onde fica de molho.

Tem tantos benefícios, que vai valer a pena utilizar numa receita que irá agradar a pequenos e graúdos.

Hamburgueres de Feijão, receita feijão de Azuki


Hambúrgueres de feijão Azuki

Ingredientes
1 chávena de feijão Azuki, 2 chalota ou 1 cebola, 1/2 pimento verde, 2 colheres de sopa de farinha de Aveia, 1 colher de sopa de Azeite, sal q.b., pimenta q.b.

Modo de confeção:

Passo 1 – é muito importante que se lave muito bem o feijão, e se deixe de molho, no mínimo 12 horas. (Como estava com algumas reticencias, deixei 24 horas e mudei a água 3 vezes). Depois, basta colocar na panela de pressão com um pouco de sal grosso, mais ou menos 15 minutos, em pressão.

Passo 2 – enquanto o feijão coze, picar as chalotas (ou cebola) e o pimento.

Passo 3 – quando o feijão estiver cozido, esmagar com um garfo e juntar as chalotas e o pimento, já picados.

Passo 4 – misturar muito bem e juntar as duas colheres de sopa de farinha de aveia, que ajudará a tornar a massa mais fácil de moldar, temperar com sal e pimenta.

Passo 5 – colocar uma colher de sopa de azeite numa frigideira bem quente. Com a ajuda de uma colher grande, colocar uma porção da massa de feijão, na frigideira, de forma a conseguir ficar com o aspecto e tamanho de um hambúrguer, deixando cozinhar uns momentos de cada lado.

Utilizei um pouco de queijo mozzarela ralado, mas é opcional.

Numa versão vegan, pode ser servido com uma maionese de abacate, que irá enriquecer em muito a sua refeição

Bom apetite.

Susana Cigarro
Susana Cigarro
Susana Cigarro Antes de pensar num mundo de tachos e panelas andei por outras artes. Inicialmente na área das artes plásticas e mais tarde com formação em Design de Comunicação, que segui profissionalmente durante alguns anos. Já nessa época passava o tempo a pesquisar receitas e técnicas novas, fazendo de tudo para as colocar em prática. Nem que para isso fosse preciso convidar um batalhão de amigos numa mesa cheia. Um dia perguntaram, “-porque não segues a área de cozinha?”. Essa pergunta passou a fazer parte de mim, porque não!? Um dia falaram-me na Le Cordon Bleu, uma escola que ensinava as bases da cozinha francesa onde os formadores eram Chefs de renome e com muita experiência. Essa opção estava tão longe de acontecer que na época me pareceu impossível! Era um sonho. Após uma oferta de trabalho em Angola os planos mudaram. Inicialmente ficaria por 3 anos para juntar algum dinheiro que me permitisse inscrever no curso e viver durante a formação em Londres. Em aberto ficaria a possibilidade de ficar por lá a trabalhar. Esse plano não sofreu alterações e em Janeiro de 2014 mudei-me de malas e bagagens para Londres. Durante esse período estudei e trabalhei em alguns restaurantes, mas nunca quis que esses interferissem com o plano inicial nem tão pouco que me fizessem baixar as notas e no mês de Setembro recebia o meu diploma. De volta a Portugal, passei pelo Restaurante L'and Vineyards como Assistente do Chef Miguel Laffan e mais tarde como Directora de F&B, mas o desejo pelo mundo da cozinha não podia ficar em segundo plano e em boa hora aceitei fazer parte da excelente equipa de Chefs da Supper Stars*, fazendo serviços de chef privado. Actualmente abracei a aventura de abrir um espaço de restauração no Mercado de Montemor-o-Novo. O Sem Moengas** abriu a meio de uma pandemia e tem sido uma lufada de ar fresco, uma aventura que tem sido uma surpresa e que ao longo dos meses de abertura tem deixado muitas histórias para contar.

Publicações relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.