Baby Led Weaning – BWL

Baby Led Weaning

O bebé faz 6 meses! Fazemos uma festa e damos pela primeira vez papa ou sopa ao bebé… 
Pratinhos coloridos, colheres xpto, e … Um stress o bebé não quer comer!!
Será que não gosta da sopa?! Será que esta marca de papa não é boa?! E se deixarmos o bebé comer sozinho e escolher os seus alimentos?! Não é um sonho, é mesmo realidade e até tem um nome – Baby Led Weaning

O que é Baby Led Weaning? 
Baby-led weaning (geralmente abreviada para BLW) significa deixar as papinhas e colheres e simplesmente deixar o bebé alimentar-se sozinho. Muitos pais inconscientemente escolhem BLW, especialmente com o segundo filho – os bebés adoram copiar os irmãos mais velhos !
A introdução de sólidos guiada pelo bebé (baby-led weaning – BLW) é uma forma de introduzir sólidos que permite que o bebé se alimente – não existe papinha ou colherzinha. O bebé senta-se à mesa com a família e  participa quando estiver preparada. Os pais oferecem comida de tamanhos e formas que permitam o bebé segurar e alimentar-se com as mãos, escolhendo o que comer, na quantidade e velocidade que quiser.
Desde a década de 1960 a idade recomendada para a introdução de sólidos passou de três para quatro e, finalmente, para seis meses, mas a forma como se introduz sólidos ainda está direcionada para um bebé de três meses. 
Em 2003, o governo do Reino Unido mudou a recomendação de acordo com a Organização Mundial de Saúde sobre a idade para os bebés começarem a ingerir sólidos – a recomendação é iniciar aos seis meses. Nessa idade, a maioria dos bebés já tem o pescoço firme e conseguem sentar-se com apoio. A coordenação motora-visual está suficientemente desenvolvida para que consigam pegar na comida.
Não há qualquer pesquisa que prove que comer de colher seja a melhor forma  de introduzir sólidos para a maior parte dos bebés..  É uma prática herdada dos dias em que se pensava que o bebé precisava de algo além de leite materno aos 3 ou 4 meses de idade. Nessa idade, os bebés não são capazes de colocar comida na boca
Aos 6 meses a maioria dos bebés começa a alimentar-se sozinho com pedaços de comida se tiverem oportunidade – não há necessidade de colher.
Os bebés que são encorajados a alimentarem-se sozinhos, com a oferta de uma seleção de alimentos nutritivos, podem facilmente juntar-se às refeições da família  e tem menos probabilidade de recusarem algum alimento quando mais velhos. 
Muitos problemas de alimentação na infância surgem da falta de vontade de aceitar alimentos que requerem mastigação, e esses problemas tornam-se aparentes quando bebés mudam das papinhas para as comidas com pedaços. 
A indústria de alimentos para bebés faz uma pressão desnecessária nos pais para introduzir papinhas na dieta dos bebés muito cedo. Os bebés não precisam de papas.. Precisam de comida.
Pais que usaram BLW recomendam alimentos em forma de palito, ou alimentos que tenham “cabo” como brócolos cozidos. Isto porque bebés pequenos ainda não desenvolveram o movimento de pinça e só conseguem pegar nos alimentos com a mão toda. 
Se quiser tentar BLW, ofereça uma seleção de alimentos nutritivos adequados à idade do seu bebé quando toda a família estiver a comer e deixe o bebé participar. No começo  provavelmente o bebé vai brincar com a comida, ou talvez pegue em pedaços de comida e comece a chupar. 
Pais (particularmente aqueles que introduziram sólidos na forma de papinhas para os filhos mais velhos) preocupam-se com a possibilidade do bebé engasgar, mas desde que o bebé se saiba sentar, e conseguir manipular a própria comida e colocá-la na boca significa que o risco de engasgo é mínimo. Entretanto, é importante lembrar que bebés nunca devem ser deixados sozinhos enquanto comem.
A maior parte dos pais que experimentam BLW amamentaram os filhos e sentem o BLW como uma extensão natural do processo de amamentação. Bebés amamentados geralmente alimentam-se em “livre demanda” e amamentação é um processo ativo, em que os bebés precisam de se esforçar, usando a língua e a mandíbula para fazer a pega correta e chegar ao leite eficientemente. Pesquisas mostram que bebés amamentados regulam a sua ingestão de calorias conforme as suas necessidades. 
Entretanto, não existe qualquer motivo que impeça um bebé alimentado por fórmula de ser introduzido aos sólidos desta forma. Se o seu bebé foi alimentado com leite artificial, deve oferecer água diversas vezes entre as mamadas e durante as refeições. 
Quais as desvantagem do BLW?
Uma coisa que todos os defensores do BLW concordam é que é um processo “sujo” pois as cozinhas ficam cheias de comida – ajuda colocar uma toalha impermeável por baixo da cadeira do bebé e aceitar a 
“bagunça “.  Nestas alturas ajuda imenso ter um cão 🙂
Mas pense na vantagem, não necessita de fazer comida diferente para o seu bebé! Ele pode e deve começar a alimentar-se com a comida da família ! Uma óptima oportunidade para começarem a fazer uma dieta mais saudável 😀 

Publicações relacionadas

Comentários

Publicações mais vistas

82,663FãsCurtir
25,394SeguidoresSeguir
1,111SeguidoresSeguir
spot_img
Este website utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação.